Tema&Lema

Inspirado na Mensagem do Papa Francisco para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

O convite a «ir e ver», que acompanha os primeiros e comovedores encontros de Jesus com os discípulos, é também o método de toda a comunicação humana autêntica. Para poder contar a verdade da vida que se faz história (cf. Mensagem para o LIV Dia Mundial das Comunicações Sociais, 24 de janeiro de 2020), é necessário sair da presunção cómoda do «já sabido» e mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouvi-las, recolher as sugestões da realidade, que nunca deixará de nos surpreender em algum dos seus aspectos.

O CONSELHO REGIONAL DAS JUVENTUDES

No primeiro semestre do ano de 2019, o bispo referencial para a juventude, Dom Estevam Santos, o coordenador e o assessor do Setor Juventude Regional, os padres referenciais da juventude das seis sub regiões pastorais e os padres e jovens diocesanos que integram os setores juventude, reunidos em Feira de Santana/Ba, propuseram a criação de um Conselho Regional da Juventude do Regional NE3 Bahia e Sergipe. Tal proposta foi acolhida, apresentada e aprovada na assembleia daquele ano, realizada no segundo semestre, com o objetivo de promover a unidade, a harmonia, a missão e a integração entre as dioceses no que se refere a evangelização das juventudes, embasado pelas diretrizes de evangelização da CNBB.

Em março de 2020, em Salvador/Ba, aconteceu a instituição e posse dos membros do Conselho Regional da Juventude, com a seguinte estrutura: Bispo referencial, padre coordenador, padre assessor, secretaria, comunicação, coordenadores das expressões juvenis a nível de regional e representantes das sub-regiões. Cabe ressaltar que o Conselho ainda está em processo de estruturação, tendo em vista que algumas expressões que tem organização regional ainda serão incorporadas. Atualmente, Dom Moacir Arantes é o bispo referencial, Padre Paulo Marcos é o coordenador e Padre Josuel Jesus é o assessor.

Dentre as atividades já realizadas pelo conselho estão o Encontro Regional de Revitalização e o DNJ Regional, ambos realizados virtualmente em 2020, bem como o contato direto com as dioceses através de reuniões com os referenciais diocesanos.

SEXTA-FEIRA

18 DE JUNHO

• 19h: Abertura Oficial

• 19h45: Comunicar encontrando os jovens onde estão e
como são.
Palestrante: Ir. Valéria Andrade Leal (Assessora Nacional da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB)

• 20h45: Encerramento do 1º Dia

19 DE JUNHO

sábado

• 15h: Abertura

• 15h20: A Comunicação na Igreja em tempo de Pandemia.
Palestrante: Patrícia Luz (Secretária da PASCOM Brasil)

• 16h30: Momento de Partilha

• 18h: Intervalo

• 19h: Juventudes e Redes Sociais: do “like” ao “amém”
Palestrante: Layla Kamila (Articuladora da Equipe Nacional de Comunicação da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB – Jovens Conectados)
• 20h: [OFICINA] Postar & Conectar - redes sociais na prática!
Palestrante:

• 21h: Encerramento Oficial