Fiéis iniciam o ano novo guiados pelo Bom Jesus dos Navegantes


Milhares de fieis iniciaram 2017 depositando no Bom Jesus dos Navegantes todas as esperanças de um ano novo abundante em graças e bênçãos. A procissão do padroeiro dos navegantes, pelas águas do rio Sergipe e pelas ruas de Aracaju, foi um dos primeiros compromissos de fé do povo de Deus da Arquidiocese, no dia 1 de janeiro, uma tradição que se mantém viva desde a fundação da capital.

O andor saiu da Catedral Metropolitana às 14h30 em direção à ponte do Imperador, onde foi embarcado no catamarã Parnamirim. Seis militares da Marinha do Brasil conduziram a imagem. A parte fluvial da procissão percorreu o estuário do rio Sergipe, margeando o bairro Industrial, a Barra dos Coqueiros e a Atalaia Nova. No retorno a Aracaju, o grande cortejo seguiu até a Colina de Santo Antônio, culminando com santa missa presidida pelo Arcebispo Dom José Palmeira Lessa.

Dona Euzice Maria Cardoso, de 90 anos, moradora do Conjunto Eduardo Gomes, acompanha a procissão com a mesma disposição da primeira vez, há quase 80 anos. Ela conta que uma das inúmeras graças que recebeu do Bom Jesus dos Navegantes foi a cura de um grave problema no coração. Neste domingo, dona Euzice esteve acompanhada das filhas Rosa, Mercês e Ana, que herdaram da mãe a devoção fervorosa ao Bom Jesus.

A organização da procissão está sob os cuidados dos frades franciscanos da Paróquia de Santo Antônio, desde 1934, ano da implantação do convento de Aracaju. O Frei Jonaldo Adelino – guardião da Fraternidade Franciscana e pároco – agradeceu a todas as pessoas e instituições que se somaram para a realização da procissão deste ano: Governo do Estado, Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria do Meio do Ambiente, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Petrobras, Capitania dos Portos, comunidade e paroquianos de Santo Antônio.

Em todos os preparativos e na realização do evento, a Arquidiocese foi representada por Ivanira Lemos. “Sinto-me profundamente agraciada por Bom Jesus dos Navegantes pela oportunidade de contribuir, há quase 30 anos, com o êxito dessa indescritível manifestação de fé do nosso povo”, revelou Ivanira.

#BomJesusdosNavegantes #Tradição #Aracaju

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000