Concluído o curso do Clero das três dioceses de Sergipe

Um encontro que levou o clero a refletir sobre o protagonismo dos leigos à luz do Documento 105 da CNBB, que trata dos “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade. Sal da Terra e Luz do Mundo (MT. 5, 13-14)”. Com essa temática foi encerrado, na quinta, 14 de setembro, mais um encontro de formação para os sacerdotes do Sub-Regional 2 do Nordeste 3 da CNBB, que compreende a Arquidiocese de Aracaju e as Dioceses de Estância e Propriá. O evento aconteceu desde a segunda, 11 de setembro, na Chácara João XXIII.

Para o Presidente do Sub-regional 2 do Nordeste 3 da Cnbb e Bispo da Diocese de Estância, Dom Giovanni Crippa..., a participação do clero foi muito positiva, pois contou com mais de cento e cinquenta sacerdotes das três dioceses. Dom Giovanni lembrou à comemoração do ano do laicato. “Nós tratamos de um assunto que vai nortear a Igreja até o próximo ano, que é o ano do laicato. E o estudo nos ajudou a colocar no seu devido lugar a pessoa do Cristão leigo”, destacou Dom Giovane.

“Um momento preciosíssimo. Houve uma boa abordagem do documento 105, pelo ministrador do curso, aprofundando esse tema e tocando no coração de todos nós, pois falou com muita propriedade, trazendo uma grande luz, esclarecendo como nós, cristãos, devemos atuar no mundo, principalmente os leigos”, reforçou o Arcebispo de Aracaju, Dom João Costa.

“O assunto tratado neste curso é importante porque a Igreja, em sua maioria, é formada por cristãos leigos batizados, esse povo de Deus que tem riquezas que nascem do batismo e se desenvolvem muitas outras virtudes”, Ressaltou o Bispo de Propriá, Dom Mário Rino.

“Um curso muito proveitoso para nós sacerdotes. Este curso nos deu a oportunidade de aprofundarmos sobre o documento que trata da missão do laicato”, declarou o Coordenador do Clero da Arquidiocese de Aracaju, Pe. Benjamim da Costa.

No último dia, 14, foi dada a oportunidade ao Procurador do Estado de Sergipe, José Paulo, que encabeça a luta contra o aborto e preparou ação, em nome do Estado, junto ao STF. Nesta ação, o Estou passou a ser parte para defender a vida e contra o aborto. Também a Dra. Elizabeth Kipman, Médica Ginecologista e Obstetra, falou sobre a temática passando dados e reforçando sobre a questão do controle de natalidade que vem sendo implementado em vários países do mundo.

Reunião do Clero de Aracaju

Na tarde desse último dia, O Arcebispo de Aracaju, Dom João Costa esteve reunido com o clero arquidiocesano para tratar da implementação do plano Pastoral.

#arquidiocese #retirodoclero #DomJoão