Padre Henrique assume paróquia São Mateus com missão de fortalecer ação evangelizadora

Com uma calorosa acolhida da comunidade, o padre Carlos Henrique Santos assumiu, quinta-feira,14, o pastoreio da Paróquia São Mateus, no bairro Aruana, em Aracaju. Sua posse, como pároco, ocorreu durante liturgia eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa, e concelebrada por expressivo número de sacerdotes. A cerimônia também foi prestigiada por grande número de fieis, representando as paróquias já contempladas com a ação pastoral do padre Henrique.

Na saudação ao novo pároco, o Arcebispo assegurou que o modelo perfeito para o êxito de sua missão é o próprio Jesus, o Bom Pastor, “Aquele que dá a vida por suas ovelhas”. “O cajado deve ser usado para guiar, para indicar caminhos seguros, mas também para proteger o rebanho contra as investidas dos lobos ferozes”, disse Dom João. Lembrou ainda o prelado dos cuidados que devem ser dispensados para com as ovelhas mais fragilizadas, sem esquecer também das que se perdem. Ele foi enfático ao destacar as tarefas essenciais do sacerdote: ensinar, santificar e governar.

Sucessor do padre Benjamin da Costa Júnior - que serviu na paróquia por dois anos e seis meses -, o padre Carlos Henrique vai celebrar três anos de sacerdócio em 16 de outubro. Antes de ser nomeado para a São Mateus, ele era vigário da paróquia São João Batista, no conjunto João Alves (N.Sra. do Socorro). Também teve passagens bem sucedidas nas paróquias Nossa Senhora da Rosa Mística (Conjunto Jardim) e Nossa Senhora do Monte Serrat (Jardim Piabeta).

Na perspectiva do fortalecimento da ação evangelizadora da Igreja, na Aruana, o novo pároco estabeleceu como prioridades a formação bíblica, litúrgica e catequética, com uma atenção particular a iniciação à vida cristã; formação e organização de grupos e movimentos pastorais; um renovado ardor missionário em todo o território paroquial; e um maior incentivo às vocações.