Lançamento no Brasil da campanha internacional “Compartilhe a viagem”


O Papa Francisco lançou oficialmente nesta quarta-feira, 27, a campanha da Caritas Internacional “Compartilhe a viagem”, para promover a acolhida dos migrantes e dos refugiados por meio da partilha das suas esperanças. E com os braços abertos o papa fez o lançamento.

Aqui no Brasil, o lançamento será as 15h no alto do Corcovado, o Cristo Redentor foi o local escolhido por estar sempre de braços abertos a todos, assim embaixador da campanha por ser um ícone do acolhimento. O objetivo da proposta é de promover a cultura do encontro, gerar oportunidades aos imigrantes junto às comunidades locais.

Dom João José Costa, arcebispo de Aracaju (SE) e presidente da Cáritas Brasileira, faz um chamado neste vídeo para que cada diocese, paróquia, comunidade, possa se movimentar em relação a campanha. “Não podemos ficar indiferentes diante de tantas feridas que atravessa a humanidade”, exorta dom João.

O desejo da Cáritas é que essas pessoas se conheçam, troquem experiências, multipliquem saberes e compartilhem a vida de forma positiva. O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), membros da Cáritas Brasileira e de entidades que atuam junto a imigrantes e refugiados são presenças confirmadas para a ocasião.

Imigração e refúgio

No Brasil, 9.552 pessoas, de 82 nacionalidades, já tiveram sua condição de refugiadas reconhecida. Desde o início do conflito na Síria, 3.772 pessoas desse país solicitaram refúgio em nosso País. Nos últimos meses há também um crescente número de solicitação de refúgio por cidadãos da Venezuela: apenas em 2016, 3.375 venezuelanos solicitaram refúgio no Brasil, número que representa cerca de 33% das solicitações registradas no País no ano passado.

Para ajudar a impulsionar a campanha nas redes sociais basta o registro em foto de um gesto simbólico: braços abertos, como o Cristo Redentor, em sinal de acolhida aos imigrantes. A imagem deverá ser publicada no Facebook, no Twitter ou no Instagram, com as hashtags #sharejourney e #compartilheaviagem.

Informações: Caritas do Brasil

#refugiados #campanha #caritas #compartilheaviagem #sharejourney

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000