Dom João solicita apoio da bancada dos Senadores e deputados federais para a Catedral


O Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, está mantendo contatos com Senadores e Deputados Federais para pedir apoio ao projeto de Restauro e Reforma da Catedral Metropolitana de Aracaju, que é patrimônio Histórico de Sergipe.

Na Sexta, 29/9, o Arcebispo esteve reunido com o Senador Eduardo Amorim e o Deputado André Moura. Nesta segunda, 2/10, o Arcebispo manteve encontro com o Senador Valadares e com os Deputados Valadares Filho e Laércio Oliveira. Todos esses parlamentares e a Senadora Maria do Carmo já destinaram emendas para a conclusão da parte externa da Catedral.

O motivo dos encontros se deu no sentido de solicitar apoio no processo de liberação das emendas já em andamento e também solicitar emendas para a conclusão do restauro dos elementos artísticos da parte interna da Catedral.

Depois dessas reuniões, o Arcebispo solicitou ao Padre Peixoto, para manter contatos com os demais parlamentares no sentido de indicar emendas para a etapa seguinte e todos os parlamentares foram contatados ou pessoalmente ou via gabinete e, além dos que já vinham contribuindo com o processo, os demais demonstraram interesse dar a sua contribuição.

“Reuniões muito proveitosas e saímos com o compromisso dos parlamentares em continuar apoiando o projeto, já que a Catedral é Patrimônio do povo sergipano”, disse Dom João, demonstrando satisfação pelo resultado dos encontros.

Restauro em andamento

Está em andamento, através de processo licitatório realizado pela Seinfra do Estado, por ser a Catedral tombada em nível estadual, a etapa de conclusão do telhado, que já está sendo feito, melhorias da parte elétrica e SPDA, além da recuperação da fachada. Esta etapa já está em plena atividade desde o dia 17 de abril, quando foi dada a ordem de serviço.

A chamada segunda etapa das emendas também já começa a ser trabalhada, pois já houve licitação e a empresa está em plena atividade e, nessa etapa, será substituído o piso, que se encontra com problemas de umidade e precisa ser removido em virtude de serviços de contenção de umidade interno e externo. Serão feitos serviços de restauração nas esquadrias de madeira e metálicas, elementos arquitetônicos da faixada, recuperação da pavimentação externa, Restauração das torres e pináculos e outros. Está etapa foi dada a ordem de serviço no dia 11 de setembro.

Uma terceira etapa está em processo de contratualização, que será para pequenos restauros das partes mais estragadas das pinturas internas, porém, o valor é de R$ 750,000,00, que é insuficiente para a conclusão de todos os elementos artísticos da nave central da catedral, dai a necessidade de novas emendas.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000