Grande manifestação de fé marca 300 anos de bênçãos em Aparecida-SE


A devoção à excelsa padroeira do Brasil, na cidade de Aparecida-SE, assume dimensões cada vez maiores a cada ano, e vai se transformando numa das maiores manifestações de fé em Sergipe e além divisas. O dia festivo,12, celebrando 300 anos de bênçãos, reuniu milhares de fiéis nas quatro celebrações programadas pelo santuário. Estima-se que mais de 100 mil pessoas participaram da grande Romaria, no período da manhã. Realizada há 14 anos, essa caminhada penitencial tem como ponto de partida o povoado Queimadas, a 6 quilômetros da cidade.

A missa solene, logo após a procissão, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa, e concelebrada pelos padres Geraldo Freire – representando a Vice-Província Redentorista do Recife -, Douglas Gonçalves (pároco), Geovânio Lima (vigário), além dos padres Heleno, Fabiano, Luiz Vieira e Renato, e o diácono Jadeilson Santos. O santuário de Nossa Senhora Aparecida, na cidade sergipana do mesmo nome, está sob os cuidados pastorais dos missionários redentoristas desde 2013.

Na homilia, Dom Joao enalteceu o extraordinário papel de Nossa Senhora na história da salvação. "Aquela que se tornou um sinal do céu para o povo brasileiro, que assume as dores dos seus filhos, é caminho seguro para chegarmos a Jesus", frisou. Numa referência à passagem do Evangelho que fala das bodas de Caná (João 2,1-11), o Arcebispo assinalou: "Maria é uma mulher atenta às necessidades das pessoas, movida pela bondade e pela caridade".

“Há 300 anos, a mãe surgia do meio das águas para interceder pelo povo sofredor, por aqueles que eram mais desrespeitados em sua dignidade de ser humano: os negros”. Dom João Costa também dirigiu um apelo à Nossa Senhora Aparecida a fim de que obtenha para o povo brasileiro, nesses momentos tão difíceis, a graça de um Brasil mais justo e solidário.

A festa deste ano, em Aparecida, foi marcada por boas novidades. A igreja matriz passou por uma grande reforma em sua estrutura física e ganhou mais um grande espaço para missas campais e outros eventos paroquiais, a praça Manoel Oliveira. Dom João comentou que a cidade de Aparecida vai se transformando em um dos maiores centros de devoção e peregrinação do Nordeste.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000