Encontro de Fé e Política: Dom João chama os políticos para transformar a realidade


Com o objetivo de fazer a aproximação da Igreja e dos políticos, visando ajudar a transformar a realidade atual, pela dignidade da política, o Arcebispo de Aracaju, Dom João Jose Costa, participou, na tarde desta segunda-feira, 23 de outubro, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado, do Encontro Fé e Política Dom Helder Câmara. O evento, que foi confiado pelo Arcebispo ao Conal, Conselho Nacional do Laicato na Arquidiocese, teve a participação, desde a sua organização, do Governo do Estado, das Prefeituras da Grande Aracaju e do TCE.

O Encontro contou com as presenças de diversas autoridades do meio político, a exemplo do Governador Jackson Barreto, do Vice Belivaldo Chagas, do Deputado Estadual Moritos Matos, e da Deputada Ana Lúcia, do Presidente da Câmara de Aracaju, Josenito Vitale e do Vereador Iran Barbosa, do Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, Prefeito de Socorro, Padre Inaldo e Representando o Prefeito de Aracaju, o Secretário Chefe de Gabinete, Renato Teles.

Dom João ressaltou sobre a disponibilidade e a colaboração dos envolvidos para a concretização do evento e demonstrou satisfação com o resultado. “A presença do conferencista nos levou a uma reflexão sobre a realidade política do nosso país, com muita profundidade, nos passando o essencial para que possamos contribuir com o mundo da política. Conclamamos aos políticos para transformar a realidade”, conclamou Dom João e continuou: “ Fiquei surpreendido pela profundidade e pela grandeza como o palestrante conduziu sua explanação sobre a temática Fraternidade e políticas públicas”, declarou o Arcebispo.

O Palestrante do Encontro foi o Cientista Político Marconi Aurélio que transcorreu sobre os desafios da política e o papel dos cristãos, especialmente os católicos, que devem ter o compromisso de contribuir para a renovação da política brasileira. Elogiou a iniciativa da Arquidiocese e do Conal na realização de debates deste nível, testemunhando que já tentou fazer esse trabalho em outras dioceses e não obteve apoio. Ele expôs que ficou feliz pelo convite.

“A Arquidiocese de Aracaju faz um papel de protagonista para a Igreja no Brasil, saindo na frente, quando o documento 105 da CNBB propõe a importância do laicato no protagonismo da política e da sociedade, quando introduz um seminário desse porte, em conjunto com outras instituições. Um evento como esse anima as pessoas que tem vocação para a política, para que elas possam incidir na mudança que a política precisa”, destacou Marcone.

O palestrante falou da importância da política para as melhorias das condições de vida das pessoas. “Todos os projetos humanos são materializados através da política”, destacou Marcone, que lembrou ensinamentos de Chiara Lubich, um deles que a política é “o amor dos amores. “É através da política de crédito imobiliário, por exemplo, que muitos casais realização o sonho da casa própria”, lembrou ele.

Ricardo Lima, Presidente do Conal, ressaltou sobre o verdadeiro papel da política. “Hoje, por conta de tudo que acompanhamos, temos uma intolerância com a política, essa ciência tão nobre e tão bela quando exercida para o fim da qual ela se destina se torna a mais bela das ciências”, exclamou Ricardo.

Ao final da palestra, muitos participaram contribuindo e fazendo questionamentos ao palestrante, que respondeu a todos. O momento do debate teve a participação do Arcebispo Dom João, do Corregedor Geral do MPE-SE, Promotor Carlos Augusto e da Promotora Mirian Tereza Machado.

O palestrante:

Marconi Aurélio e Silva é Doutor em Ciência Política (UFPE) e Bacharel em Comunicação Social (UNICAP). Atualmente, coordena o curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), em Caruaru (PE), onde também leciona nos cursos de Ciência Política e Jornalismo. É líder do projeto "Consensos Sócio-Econômicos e Políticos Globais", do Instituto de Estudos Avançados (IEA ASCES-UNITA). Foi pesquisador visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, no CENPES-PETROBRAS, na FIOCRUZ e no Instituto Universitário Sophia (Florença, Itália). Atualmente, preside a CIVITAS BRASIL - Associação Cultural e de Cidadania e também integra a Comissão Internacional do Movimento de Políticos e por Políticas pela Unidade (MPPU), com sede em Roma (Itália).


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000