Santo Antônio de Sant'Ana Galvão


Hoje é um dia especial, pois se comemora o dia do primeiro Santo brasileiro, Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, mais conhecido como São Frei Galvão, nasceu, viveu e morreu no Brasil. Frade católico que nasceu na cidade de Guaratinguetá interior do estado de São Paulo no dia 10 de maio de 1739.

Viveu sua infância em um ambiente familiar religioso com seu pai Antônio Galvão, que era português, sua mãe Isabel Leite de Barros, natural de Pindamonhangaba, cidade vizinha de Guaratinguetá e seus irmãos.

Foi ordenado sacerdote no dia 11 de julho de 1762, sendo transferido para o Convento de São Francisco em São Paulo para aprimorar seus conhecimentos.

Era um homem que emanava paz e serenidade, possuía o dom de se compadecer com outro, o que fazia dele, um frei muito procurado para auxilio diante das necessidades das pessoas.

No dia 23 de dezembro de 1822 no Mosteiro da Luz de São Paulo, havendo recebido todos os sacramentos, foi para casa do Pai com seus 84 anos de idade.

Beatificação e Canonização

Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, dele recebendo os títulos de Homem da Paz e da Caridade e de Patrono da Construção Civil no Brasil no ano de 1998 em Roma. Constam 27.800 graças documentadas.

Mesmo sua canonização sendo dia do primeiro 11 de maio de 2007 o Papa Bento XVI manteve a data de 25 de outubro como a data de comemoração litúrgica.

ORAÇÃO DE FREI GALVÃO

Deus de amor, fonte de todas as Graças, dai-nos, por intercessão de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que ao tomarmos com fé e devoção estas pílulas e rezando – “Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizeste, por tudo que fez e sofreu Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e caridade” – Vos digneis conceder-me a Graça que ardentemente almejo... (pedir a graça desejada).

Prometo-vos conhecer sempre mais o Evangelho, que Santo Antônio de Sant’Anna Galvão viveu, cultivar a vida Eucarística e a devoção a Imaculada Virgem Maria.

(1 Pai-Nosso ... 1 Ave-Maria ... 1 Glória ao Pai)

Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, rogai por nós!

#SaoFreiGalvao

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000