Arquidiocese de Aracaju ganha quatro novos diáconos


Para o regozijo de todo o Povo de Deus, a Arquidiocese de Aracaju está ganhando quatro diáconos transitórios. Aécio Cruz, Josivaldo Nivaldo, Anderson Gomes e Lucas Pires foram ordenados ontem, 30, pela imposição das mãos e prece do Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa. Com participação de grande número de fieis, a Santa Missa ocorreu na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, bairro Siqueira Campos, e foi concelebrada por dezenas de sacerdotes e diáconos.

“Obrigado, Senhor, pelo sim generoso destes jovens”, disse Dom João Costa, no início de sua homilia, enfatizando que cada vocação na Igreja é sempre um maravilhoso presente de Deus. Reproduzindo palavras de Santo Inácio de Antioquia, que exerceu o diaconato, o Arcebispo lembrou que o ofício do diácono é o próprio ministério de Jesus Cristo. O prelado enalteceu a preciosidade da missão do diácono, assinalando que “ele dá um grande testemunho de amor a Cristo e aos irmãos pela realização das obras de caridade, celebrando os ritos sagrados e desempenhando diversas tarefas pastorais”. O diácono, segundo Dom João, foi chamado, desde os primeiros séculos do cristianismo, de “ouvido, boca, coração e alma do bispo”.

A caminho do sacerdócio e dentro do serviço da caridade, Aécio, Josivaldo, Anderson e Lucas, exercerão o anúncio do Evangelho, a preparação do sacrifício e repartição do Corpo e Sangue do Senhor entre os fieis, a administração do batismo, assistência e bênção do matrimônio, bem como levar o viático aos agonizantes e oficiar as exéquias. Eles foram buscar na Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses um só lema: “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida” (1Ts 2,8).

Os Neo-diáconos se preparam para a missão presbiteral há cerca de oito anos. Após a conclusão dos cursos de Filosofia e Teologia, em 2016, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, eles se submeteram a um estágio pastoral em comunidades e organismos da Arquidiocese, entre fevereiro e outubro deste ano, a exemplo das paróquias São José (bairro São José), Nossa Senhora do Carmo (Itabaiana), Santa Cruz e Sagrado Coração de Jesus (Carira), e Senhor do Bonfim (Rosa Elze, São Cristóvão).

Entre os presentes também estavam familiares, amigos e fieis de comunidades onde Aécio, Lucas, Josival e Anderson desenvolveram atividades pastorais. Era visível a emoção de todos em cada momento do rito de ordenação, desde o momento em que os acólitos foram chamados pelo nome e apresentados oficialmente pela Igreja, diante do Arcebispo, até a imposição das mãos e prece de ordenação.

A solene celebração foi enriquecida com a participação de diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, representantes de movimentos e pastorais, e autoridades públicas. Os cantos ficaram sob a responsabilidade do Coral Nossa Senhora da Conceição (Seminário Maior).

Fotos: Carlos Barbosa e Edmilson Brito

#ordenaçãodiaconal

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000