Encontro aponta desafios e perspectivas para o turismo religioso em Sergipe


Estratégias para o fortalecimento do turismo religioso em Sergipe foram amplamente debatidas durante encontro, dia 27, na Cúria Metropolitana, com o Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa. Sugerido pelo deputado estadual Moritos Matos, o debate reuniu o prefeito de Divina Pastora, Sylvio Maurício Mendonça Cardoso, além de representantes do governo do Estado e das prefeituras de Aracaju, Laranjeiras e São Cristóvão.

Matos apresentou ao Arcebispo um levantamento detalhado da situação dos principais pontos turísticos da capital, Laranjeiras e São Cristóvão. Concluiu que ainda há muito que avançar. O improviso e o amadorismo, na opinião do parlamentar, são os principais obstáculos com vistas ao necessário incremento de um setor com potencial de sobra para impulsionar a economia do nosso Estado e mais oportunidades de emprego e renda para a população.

O levantamento aponta graves falhas na infraestrutura urbana das cidades históricas, sinalização insuficiente, acúmulo de lixo, precária conservação de imóveis tombados pelo patrimônio histórico. Em Aracaju, por exemplo, o estudo aponta policiamento insuficiente na maioria dos pontos visitados, poucas sinalizações turísticas e ausência de informações em edificações de grande valor histórico.

Como resultado do encontro foi formada uma comissão para aprofundar estudos sobre o assunto e encaminhar as soluções apontadas no levantamento. A reunião também contou com a participação do padre Helelon Bezerra dos Anjos, reitor do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Divina Pastora, um dos maiores centros de peregrinações do Brasil.

Fotos: Luciana Munhoz

#turismoreligioso

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000