Com o terço nas mãos, mais de cinco mil homens realizam Encontro Estadual em Sergipe


O Terço dos Homens, em Sergipe, deu uma vigorosa demonstração do seu crescimento e grande capacidade de mobilização, durante o 8º Encontro Estadual realizado neste domingo, 19, no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju. Com o tema “Sede firmes na fé, sede homens, sede fortes” (1 Coríntios 16,13), o evento reuniu mais de cinco mil participantes. A programação do encontro, das 8h às 17h, foi enriquecida com momentos de oração, testemunhos, homenagens, apresentações culturais, Adoração ao Santíssimo e celebração eucarística.

Acolhendo um pedido do Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa, os homens do Terço promoveram um gesto concreto para marcar o Dia Mundial dos Pobres. Perto de uma tonelada de alimentos não perecíveis foi arrecadada para distribuição com famílias necessitadas, assistidas pela rede de atendimento da Cáritas Arquidiocesana. Os alimentos serão repassados a Arquidiocese de Aracaju. Presente em alguns momentos do Encontro Estadual, Dom João fez uma reflexão sobre o significado da Jornada Mundial dos Pobres, sugerida pelo Papa Francisco.

A Adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração eucarística de encerramento foram presididas pelo padre José Bernardino Santana, filho e neto de fundadores do grupo do Terço dos Homens mais antigo do Brasil, criado em 8 de setembro de 1936, na cidade de Itabi-SE. O Frei Peregrino, religioso franciscano que motivou a criação desse grupo, recebeu uma homenagem “in memoriam” durante o encontro de domingo. Este ano, o Terço de Itabi foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe.

Um expressivo número de sacerdotes compareceu ao encontro, entre eles os padres Valdemir Vicente (Vigário Geral da Arquidiocese), José Horácio Matos Fraga, Denivaldo dos Santos, Marcos Rogério (Vigário Episcopal), Juarez dos Santos Lima, Francisco Nunes, Jadilson Andrade, Jailson Bezerra dos Santos , Frei João Paulo, além do padre Henrique Pujol, vigário-judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aracaju.

Além de dezenas de caravanas das dioceses de Aracaju, Estância e Propriá, o encontro acolheu uma representação do Terço dos Homens da Arquidiocese de Feira de Santana-BA.

O 9º Encontro Estadual já está agendado para o dia 18 de novembro de 2018, na cidade de Lagarto-SE.

Fotos: Renivaldo Matos

#TerçodosHomens

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000