Dom João sobre a Assembleia Arquidiocesana, esta semana: será avaliativa, formativa, propositiva e c

Todas as 111 paróquias da Arquidiocese de Aracaju estarão representadas durante a Assembleia Arquidiocesana, agendada para os dias 24 e 25 deste mês, no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. Convocado pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa, o evento exercerá um papel extraordinário na avaliação da aplicação do Plano de Pastoral 2017-2019 e também para indicar os novos passos da ação evangelizadora da Igreja. “A nossa assembleia será avaliativa, formativa, propositiva e celebrativa”, enfatiza Dom João.
Foram convidados todos os padres, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas. Cada paróquia deverá ser representada por quatro pessoas: o padre e três leigos. Pelo menos um desses leigos deverá ter participado da assembleia anterior. A programação do primeiro dia da assembleia (dia 24) começa às 8h e se estende até às 17h. No dia 25 (sábado), os trabalhos se desenvolvem das 8h às 13h. Está sendo solicitada uma contribuição de R$ 50,00 para custear as despesas da assembleia.
Dom João Costa também justifica a convocação da Assembleia com palavras do Papa Francisco: “O caminho da Igreja é esse: reunir-se, unir-se juntos, ouvir-se, discutir, rezar e decidir. Esta é a chamada sinodalidade da Igreja, na qual se expressa a comunhão da Igreja. E quem faz a comunhão? É o Espírito! De novo é ele o protagonista. O que nos pede o Senhor? Docilidade ao Espírito. O que nos pede o Senhor? Para não termos medo ao ver que é o Espírito que nos chama”.