Assembleia de pastoral de Aracaju avalia a consistências das cinco urgências de ação da Arquidiocese


Um encontro formativo e celebrativo, mas também de avaliação para aprimorar o Plano de Pastoral da Arquidiocese de Aracaju para os anos de 2017-2019. Esse foi o desafio da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral realizada na sexta e no sábado (24 e 25 de novembro), no Auditório do Seminário Maior.

Leigos, seminaristas, diáconos, sacerdotes, representantes dos movimentos e pastorais e o Arcebispo Dom João Costa, estiveram participando da Assembleia. Nela, foi feita uma análise de conjuntura, com o Dr. Emerson, que fez um apanhado da situação atual do Brasil e do Mundo, apresentando as mazelas do capitalismo, com ênfase para a concentração de renda. O Arcebispo Emérito, Dom José Palmeira Lessa esteve presente em toda Assembleia.

A Assembleia tratou ainda do documento 105 da CNBB, sobre o papel do Laicato na Igreja, com a explanação do Promotor Carlos Augusto. Ele enalteceu a importância dos leigos na dinâmica da vida missionária da Igreja e ressaltou que o clericalismo é um problema para a uma efetiva participação do laicato.

Os Vigários Forâneos responderam aos questionários formulados, anteriormente, sobre as cinco urgências assumidas pela Arquidiocese no Plano de Pastoral: Igreja: em permanente estado de missão, Igreja: casa da iniciação à vida cristã, Igreja: lugar da animação bíblica da vida e da pastoral, Igreja: comunidade de comunidades e Igreja: a serviço da vida plena para todos.

“Esta assembleia teve o objetivo de estender o nosso olhar sobre o que nós planejamos com o nosso Plano de Pastoral que já está sendo aplicado. Foi um momento para cada Paróquia, cada Vicariato, cada Forania, a Arquidiocese toda, avaliar quais tem sido os avanços, a estagnação ou retrocesso dentro do Plano pensado por todos”, avaliou Dom João Costa.

O Arcebispo ainda ressaltou que “a assembleia proporcionou a familiaridade pelas foranias e ajudou para que todos sonhem juntos e construam juntos a caminhada que tanto desejamos para nossa Arquidiocese. Pensando, também, para fora, olhando esse chão que precisamos evangelizar a realidade sócio-política do nosso Brasil”, disse Dom João.

Como foi o primeiro ano do Plano de Pastoral, ficou constatado que há muito ainda o que fazer. Algumas paróquias avançaram na implantação das urgências e muitas ainda não conseguiram avançar, o que fez o Arcebispo Dom João pedir o empenho de todos e os encorajou ao compromisso de tonar uma igreja com um novo ardor missionário.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000