Na abertura do Ano Nacional do Laicato, Igreja motiva reflexão sobre protagonismo de leigos e leigas
Em ordem de batalha, leigos e leigas acolhem o convite da Igreja para viverem intensamente o Ano Nacional do Laicato, aberto oficialmente neste domingo (26). Na Arquidiocese de Aracaju, a solene missa de abertura foi celebrada na paróquia São José, às 10h, com uma expressiva participação de fieis, representando pastorais, movimentos e novas comunidades. A santa missa foi presidida pelo padre Rogério de Jesus Santana - pároco e coordenador arquidiocesano de Pastoral -, e concelebrada pelo padre Christiano Silvestre, diretor espiritual do Conselho Nacional do Laicato (CONAL).
“Os católicos do Brasil têm uma grande oportunidade para refletir sobre o papel dos leigos e leigas no coração da Igreja e do mundo, e para fortalecer o seu protagonismo como sujeitos ativos na ação evangelizadora da Igreja, enfatizou o padre Rogério, ao refletir sobre os propósitos do Ano do Laicato. Ele disse ainda que os homens e mulheres de boa vontade são chamados por Cristo a ser sal da terra, luz do mundo e fermento na massa, a estenderem o reino de Cristo pelo mundo afora.
Um dos momentos marcantes da celebração deste domingo foi a apresentação do Hino do Ano do Laicato por um grande coral, formado por leigos e leigas da paróquia São José, sob a regência da professora Thais Rabelo. A missa de abertura, que seria realizada apenas em nível paroquial, acabou sendo transformada em um evento oficial da Arquidiocese, por sugestão do Conselho Nacional do Laicato – CONAL.
Na Arquidiocese de Aracaju, várias iniciativas e celebrações estão sendo planejadas pelo CONAL, algumas delas já apresentadas durante a Assembleia Arquidiocesana realizada neste final de semana (24 e 25/11). A celebração de domingo também foi uma oportunidade para a apresentação da diretoria eleita do CONAL, em nível arquidiocesano, com posse agendada para o início de fevereiro de 2018.