Padre José Bernardino Santana assume paróquia São José Operário


Na solenidade de Cristo Rei do Universo, último domingo do ano litúrgico (26), a paróquia São José Operário, no conjunto Castelo Branco, acolheu com grande alegria o seu novo pastor, o padre José Bernardino Santana Filho, um dos mais experientes e admirados sacerdotes da nossa Arquidiocese. Acompanhada por expressivo número de fieis, a cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa e concelebrada por vários sacerdotes.

Na homilia, Dom João Costa fez um agradecimento ao padre Aélio Nascimento, antecessor do padre José Bernardino, pelo fecundo ministério exercido naquela paróquia, durante três anos e sete meses. A partir de agora, ele servirá como vigário da paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Grageru.

O Arcebispo pediu à comunidade um abrir de braços e corações para acolher aquele que vem para servir. “Sem fazer comparações, se medir esforços, em espírito de colaboração, os paroquianos irão exercer um papel de gravíssima importância para o pleno êxito do novo pároco”, assinalou Dom João. A missão dos leigos e leigas, segundo o prelado, está bem explicitada no lema do Ano Nacional do Laicato, aberto oficialmente neste domingo, 26: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

O padre José Bernardino disse que o seu ministério será marcado com um permanente e incansável “lançar de redes”. “Sou indigno de tocar nessas redes, mas, por misericórdia e benevolência de Deus, fui escolhido e enviado para lançá-las”, disse, acrescentando que assume a nova missão como aquele que serve. “Quem aceita uma missão não pertence mais a si mesmo”.

A paróquia São José Operário também acolheu vários familiares do novo pároco, vindos de Itabi-SE, cidade natal dele, além de dezenas de fieis das comunidades onde o padre Bernardino serviu em quase 18 anos de sacerdócio: as paróquias Nossa Senhora da Vitória e Nossa Senhora do Loreto (São Cristóvão), São Marcos Evangelista (Marcos Freire I, N.Sra. do Socorro) e Santa Luzia (Aracaju). Estavam ainda representantes da comunidade de Serra Redonda (Frei Paulo), servida pelo padre quando ele era seminarista.

Concelebraram a Santa Missa: os padres Flávio Negromonte, João Bosco Vieira, Aélio Nascimento, Melquíades de Jesus, Cláudio Dionísio, além do padre Inaldo, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Itabi, por meio do qual o padre Bernardino ingressou no Seminário.

Fotos: Luiz Valério e Renivaldo Matos (Equipe da Paróquia São José Operário)


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000