I ENARCOM - Encontro de Comunicação Arquidiocesano


Dom João José Costa, Arcebispo de Aracaju esteve presente e fez a abertura do ENARCOM-Encontro Arquidiocesano de Comunicação, que aconteceu dia 10 de dezembro no Colégio Arquidiocesano.

Dom João falou sobre a importância de uma boa comunicação em tudo, em especial para a evangelização, pois o anúncio do Senhor precisa ser claro e incisivo. Com seu bom humor citou as palavras de Chacrinha “Quem não se comunica se trumbica”, para mostrar a urgente necessidade da articulação das pastorais de comunicação nas paróquias.

O debate teve como tema principal “A Igreja e a Cultura Digital”, a mesa foi composta por profissionais da área da comunicação: pelo Revmo. Pe. Paulo Lima, coordenador da Pascom Arquidiocesana e especialista em Comunicação e Mídia Digital, os jornalistas Rosalvo Nogueira e Renata Vasconcelos da TV Canção Nova, o jornalista Ivenilson Santana, repórter na TV Atalaia e apresentador na TV Aperipê, o jornalista Carlos Barbosa da Ascom da Arquidiocese de Aracaju e Daniel do Corjovem.

Na apresentação Renata demonstrou como o jornalismo na TV Canção Nova vive a realidade de ser uma emissora católica, onde as notícias são dadas sempre com um olhar de esperança. Ivenilson relatou que infelizmente o que é ruim chama mais a atenção e por isso a necessidade de divulgar o que é bom de maneira criativa. Rosalvo alertou sobre os perigos das redes sociais e como devem ser usadas. Carlos falou da comunicação a serviço do bem, que é preciso um diferencial e Daniel partilhou sua experiência do trabalho com a internet no grupo de jovens. Pe. Paulo lembrou das palavras do Papa Francisco sobre a cultura do encontro, disse que o meios digitais são importantes mas não suprem o contato pessoal, ainda deu o exemplo “a missa pelo rádio ou TV pode ser assistida, mas somente na igreja ela é participada”.

O período da manhã encerrou com a celebração da santa missa. E a tarde aconteceu as oficinas de Marketing e redes sociais, fotografia digital, produção de texto jornalistico e como implantar a Pascom na paróquia.

#ENARCOM #DomJoãoCosta #comunicação #encontro

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000