13 de Dezembro - Dia de Santa Luzia


Dia 13 de Dezembro é a Festa de Santa Luzia, na Arquidiocese de Aracaju, no Vicariato São Mateus nós temos duas paróquias dedicadas a ela. Na Barra dos Coqueiros o pároco é o pe. Fabiano Santos e no bairro Luzia o pe. Flávio Negromonte.

As duas comunidades estão em festa, Dom João José Costa, arcebispo de Aracaju vai presidir a missa solene ás 10h da manhã na Barra dos Coqueiros e ás 18h30 no bairro Luzia.

História

Santa Rita, italiana e de família abastarda de bens e de Deus, recebeu desde cedo uma ótima formação cristã o que a fez querer viver a virgindade pra sempre. Com a morte de seu pai, sua mãe queria que ela se casasse com um jovem, mas ela vendeu seu dote e deu aos pobres, recusou-se casar. O pretendente furioso a entregou ao governo e na época perseguia os cristãos.

O governador, furioso, mandou matá-la ali mesmo. A tradição conta que os carrascos jogaram sobre ela resina e azeite fervendo, mas nada aconteceu à jovem, continuaram com o seu martírio e lhe arrancaram os olhos. Daí vem a devoção a Santa Luzia como protetora dos olhos.

Em 1894 o martírio de Luzia foi confirmado, o Papa Gregório Magno, passado mais um século, a incluiu com todo respeito para ser citada no cânone da missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.

#SantaLuzia

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000