Um servo por amor


No ministério de Dom João José Costa são fartas as evidências de que o seu lema episcopal - Servo por amor -, é bem mais que uma combinação de palavras, é um programa de vida, um modo de ser, de viver. Sua inspiração é o próprio Jesus que, como Bom Pastor, não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pelas suas ovelhas. Para o Frei João esse é o verdadeiro sentido da vocação sacerdotal.

Todas as comunidades servidas por Dom João, nesse itinerário sacerdotal de 25 anos, podem testemunhar sua adesão absoluta e incondicional ao apelo do Bom Pastor para segui-Lo no caminho da caridade, para ir com Ele às periferias geográficas e existenciais, onde há sofrimento, solidão e exclusão social. O apostolado do nosso arcebispo é um permanente ir ao encontro daqueles e daquelas que precisam ser olhadas com amor, como fazia Jesus.

Foram esses e tantos outros atributos que motivaram a escolha de Dom João como presidente da Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem o gravíssimo desafio de traduzir com gestos concretos o amor que devemos ter para com as pessoas mais empobrecidas, exatamente como nos exorta o apóstolo João: “Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade” (1 Jo 3, 18).

Dom João também encontra nas palavras do Papa Francisco o encorajamento de que precisa para levar adiante a missão que a Igreja lhe atribuiu: “Quando tivermos de partir para uma periferia extrema, talvez nos assalte o medo; mas não há motivo! Na realidade, Jesus já está lá; Ele espera-nos no coração daquele irmão, na sua carne ferida, na sua vida oprimida, na sua alma sem fé. Jesus está lá naquele irmão. Ele sempre nos precede; sigamo-Lo! Tenhamos a audácia de abrir estradas novas para o anúncio do Evangelho”.

Que a Virgem do Carmo, patrona do seu ministério, torne cada vez robustos o seu amor à Igreja, sua incansável disposição de anunciar a Boa Nova, sua disponibilidade para sofrer por causa do Reino, para ser solidário com os pobres e sofredores.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000