Uma homenagem inesquecível pelos 25 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom João José Costa


Além da Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, a Arquidiocese de Aracaju teve outra motivação muito especial para louvar e bendizer a Deus, neste dia 12 de dezembro: a celebração dos 25 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom João José Costa, Arcebispo Metropolitano. A Santa Missa em Ação de Graças foi celebrada na Paróquia São José, presidida pelo próprio Dom João e concelebrada por Dom José Palmeira Lessa (Arcebispo Emérito), Dom Mário Rino Sivieri (Bispo emérito de Propriá), e um número expressivo de sacerdotes e diáconos.

Entre as centenas de pessoas presentes também estavam familiares, religiosos e religiosas, seminaristas, autoridades, e ainda um significativo grupo de amigos e padres da cidade de Iguatu-CE, onde Dom João foi bispo diocesano durante cinco anos (2009-2014). Vários leigos e frades carmelitas, como o próprio Dom Frei João Costa, também compareceram para felicitar o confrade, numa cerimônia pontuada com várias homenagens.

Pai e irmão no sacerdócio

Os momentos iniciais da celebração foram marcados com uma emocionada saudação dirigida a Dom João pelo seu antecessor, Dom José Palmeira Lessa: “Uno-me à sua Ação de Graças! Toda a minha estima e admiração pela sua pessoa e obra, e todo o meu afeto de pai e irmão no sacerdócio de Jesus. Meu abraço, minha súplica, para que este jubileu de prata aumente-lhe o júbilo do saber e viver o expresso por Cristo, “Sacerdote eterno”.

Incentivador da vocação sacerdotal

A homilia foi proferida pelo bispo emérito de Propriá, um dos maiores incentivadores da vocação de Dom João. No final da década de 1970, era o então Monsenhor Mário Rino Sivieri, na condição de vigário da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Lagarto-SE, quem motivava e estimulava a participação de jovens, como João Costa, nos grandes encontros vocacionais promovidos pelo Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Aracaju, no primeiro domingo de cada mês.

Para Dom Mário, o ministério do agora metropolita de Aracaju tem as características da devoção a Nossa Senhora do Carmo. “Ele vem respondendo àqueles anseios do próprio Concílio Vaticano II, que colocou Nossa Senhora no meio do povo”, sublinhou o prelado. Os traços marianos no presbiterato de Dom João Costa, segundo o bispo de Propriá, são a “simplicidade, a incansável disposição para acolher e atender todas as pessoas e, principalmente, de amar os pobres”.

Várias homenagens

Nos ritos finais da cerimônia, representantes da família de Dom João, de vários segmentos da Igreja, e também da Diocese de Iguatu, se alternaram nas homenagens ao Arcebispo de Aracaju. O padre José Ricardo Pompeu Ferreira, que organizou uma grande caravana de Iguatu, destacou algumas das inúmeras obras realizadas por Dom João Costa como terceiro bispo dessa cidade cearense. Uma das marcas indeléveis, segundo o padre Ricardo, foi a criação do Dia da Diocesaneidade para fomentar, entre os diocesanos, a comunhão fraterna, a solidariedade e a corresponsabilidade na ação evangelizadora.

Medalha Monsenhor Daltro

A Prefeitura de Lagarto, representada pelo prefeito Valmir Monteiro, também homenageou Dom João Costa, outorgando-lhe a mais importante comenda do município, a Medalha Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro. O nome dessa comenda faz referência a um dos personagens mais representativos da história lagartense.

Tudo é dádiva de Deus

Emocionado, Dom João dirigiu um profundo agradecimento a todos os presentes, com uma referência especial ao clero arquidiocesano, aos irmãos carmelitas (religiosos e leigos), aos seus familiares, aos ex-diocesanos de Iguatu e a dois ministros de Deus que exerceram um papel fundamental para o florescimento e consolidação de sua vocação sacerdotal: Dom Mário Rino Sivieri e o Monsenhor José Carvalho de Sousa, que também concelebrou a missa em ação de graças. “Tudo foi dádiva de Deus”, sintetizou o homenageado.

Fotos: Edmilson Brito, Adilson Siqueira e Carlos Barbosa


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000