Paróquia Santa Lúcia está agora sob os cuidados pastorais do padre Alan Valença


Após cerca de nove anos sob o pastoreio do padre Antônio de Carvalho Peixoto, a paróquia Santa Lúcia (Conjunto Santa Lucia), bairro Jabotiana, acolhe com alegria o seu novo pároco, o padre Alan de Jesus Andrade Valença. A missa de posse, nesta quarta-feira, 20, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João José Costa, com um expressivo número de padres e diáconos concelebrantes. O padre Valdemir Vicente, vigário-geral da Arquidiocese, fez a leitura da provisão de nomeação.

É a primeira paróquia que o padre Alan tem sob seus cuidados pastorais. Com dois anos de vida sacerdotal, celebrados no mês de outubro, ele vinha servindo à Arquidiocese como formador de aspirantes ao sacerdócio, mais precisamente como reitor do Seminário Propedêutico e vice-reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. A paróquia Santa Lúcia - que teve o padre Peixoto como primeiro pároco -, possui, além da matriz, mais três comunidades: as capelas Santa Rita de Cássia, Santa Edwiges e Santo Expedito.

Dirigindo-se ao novo pároco, Dom João Costa recordou as grandes responsabilidades e os desafios inerentes ao ministério sacerdotal. É de gravíssima importância, segundo o prelado, a realização dos serviços essenciais de um ministro de Deus, em uma comunidade paroquial: santificar, pela administração dos sinais da fé, os sacramentos; ensinar, pelo cuidado da reta doutrina; e pastorear, pelo cuidado do rebanho, a comunidade dos fieis.

O Arcebispo também expressou sua gratidão pela obra expressiva, material e espiritual, desenvolvida pelo padre Peixoto, no Santa Lúcia, por quase uma década. Mesmo depois de ter sido nomeado pároco da Catedral Metropolitana, em janeiro deste ano, ele não havia se desvencilhado da comunidade do Jabotiana. Os agradecimentos de Dom João foram ainda dirigidos ao padre Ricardo Nunes Resende que, desde o início do ano, vinha assumindo as funções de vigário paroquial no Santa Lúcia. Ele está sendo transferido para a paróquia Sagrada Família, no Conjunto Sol Nascente, onde também será vigário.

Em resposta às palavras do Arcebispo Metropolitano e às inúmeras manifestações de boas vindas, o padre Alan Valença disse que o seu maior desejo é “fazer a Boa Nova de Jesus crescer em todos os corações, com toda dedicação, responsabilidade e acolhimento. Não para a minha glória pessoal, mas para a maior honra e glória de Deus nosso Pai”.

A cerimônia de posse foi enriquecida com a presença de religiosos, religiosas, seminaristas, familiares do padre Alan, além de representantes de pastorais e movimentos, em níveis paroquial e arquidiocesano.

#ParóquiaSantaLúcia #PadreAlanValença #PadrePeixoto

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000