Dia de Santo Estêvão, protomártir da Igreja Católica

A liturgia de hoje nos convida a uma profunda reflexão sobre como estamos nos posicionando frente aos ataques contemporâneos contra o cristianismo. Será que estamos vivendo a ousadia de Estevão que preferiu ser apedrejado a negar ao seu Cristo? Ou estamos nos deixando levar pela maré, com o discurso de viver a paz, aceita e até comungo com todas barbáreis feitas com a fé católica e contra a família?
Hoje é dia de Santo Estevão, o primeiro mártir reconhecido pela Igreja e um dos primeiros diáconos nomeados e ordenados pelos apóstolos.
“Estêvão, porém, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Levantaram-se então alguns da sinagoga, chamados dos Libertos e dos Cirenenses e dos Alexandrinos, e dos da Cicília e da Ásia e começaram a discutir com Estêvão, e não puderam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava”. (Atos 6, 8-10)
Um homem cheio do Espírito Santo, e por isso não tinha medo de falar a verdade, proclamar a boa nova de Cristo Jesus, denunciava os falsos profetas e exortava aqueles de coração duro. Se lermos Atos dos Apóstolos vamos entender como acontece a ação do céu no martírio, pois ele foi apedrejado, mas permaneceu firme em sua fé.
Que neste dia possamos clamar a ajuda deste santo para carregarmos as pequenas cruzes desta vida sem murmurar, e sim oferecer em sacrifício de louvor. Aprender a pedir em tudo a presença do Espírito Santo de Deus.
Santo Estêvão, rogai por nós!