Festa de Frei Miguel também marca início do processo de Beatificação do “Apóstolo de Aracaju”


A paróquia São Judas Tadeu, no bairro América, realiza a Festa em memória do Frei Miguel, frade capuchinho que se tornou reconhecido como “O Apóstolo de Aracaju”. Na expectativa da participação de expressivo número de fiéis, a programação começa no próximo sábado (6), e se estende até o dia 9. No domingo, 7, haverá uma grande caminhada penitencial, saindo às 7h da paróquia Santa Rita de Cássia (Conjunto Costa e Silva), em direção à Igreja dos Capuchinhos.

A festa também marca o início do processo de Beatificação do Frei Miguel a quem o povo de Deus, sobretudo da Arquidiocese de Aracaju, atribui uma vida de santidade. O tempo canônico exigido pela Igreja para iniciar esse processo é de 5 anos, contado a partir do dia do falecimento do capuchinho. Ele morreu em 9 de janeiro de 2013 com 104 anos de idade.

Em 2017, uma comissão (tribunal canônico) constituída pelo Arcebispo Metropolitano, fez a catalogação de depoimentos de curas e milagres atribuídos à intercessão daquele que também ganhou o título de missionário capuchinho da caridade e da reconciliação.

Em 9 de Julho de 2013, o então Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, publicou uma oração onde os fiéis pedem a Beatificação de Frei Miguel. Mensalmente, a cada dia 9 são celebradas 3 missas em sua memória (6h30, 16h30 e 19h30) com grande participação dos fiéis.

Eis a oração:

Ó Deus de amor e de ternura, que vos dignastes iluminar a vossa Igreja com o testemunho de vosso servo Frei Miguel, missionário capuchinho da caridade e da reconciliação, concedei-nos imitá-lo na prática das virtudes. Nós Vos pedimos: glorificai-o aqui na terra, com a glória dos Santos e dai-nos, por sua intercessão, as graças de que necessitamos (menciona-se o pedido de graças em silêncio).

Fazei que, seguindo o seu exemplo, possamos irradiar o vosso amor e testemunhar a vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Pai nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

#FreiMiguel #Beatificação

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000