top of page

Dom João concelebra, no Rio de Janeiro, missa de Ordenação Episcopal de Dom Paulo Celso


O Arcebispo Metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, foi um dos concelebrantes da cerimônia de Ordenação Episcopal de Dom Paulo Celso do Nascimento, novo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, na manhã deste sábado na capital fluminense. Esses dois prelados têm em comum dois traços bem profundos: ambos são sergipanos de Lagarto e trilharam juntos, na juventude, a caminhada vocacional. Presidida pelo Cardeal Orani Tempesta, Arcebispo do Rio, a celebração também contou com a participação de outro lagartense, Dom Dulcênio Fontes de Matos, bispo de Campina Grande-PB.

Dom Paulo Celso nasceu em 14 de abril de 1963, e adotou como lema episcopal “Em tudo, amar e servir”. Nos primeiros três anos de sua caminhada para o sacerdócio, fez o seminário menor em Aracaju. Em 1983, cursou filosofia e teologia no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio de Janeiro, concluindo seus estudos nos seminários arquidiocesanos de Maceió-AL e Salvador-BA.

No dia 13 de maio de 1989 - memória de Nossa Senhora de Fátima -, já com 26 anos, era ordenado sacerdote na sua paróquia de origem, o Santuário Nossa Senhora da Piedade, de Lagarto, pelo então bispo diocesano de Estância (SE), Dom Hildebrando Mendes Costa.

Em 1997, voltou ao Rio de Janeiro, cursou Direito Canônico e Psicologia. Assumiu em 4 de agosto de 2003 - Dia do Padre – a capelania do Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, oficio que ocupa até a presente data. Desde 2016, é o coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Saúde.

Com informações e fotos da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Lagarto-SE


bottom of page