Paróquia Senhor dos Passos, em Maruim, comemora 180 anos na festa do seu Padroeiro


Os fiéis católicos da cidade de Maruim (30 km de Aracaju), no Vale do Cotinguiba, se preparam para vivenciar dois grandes acontecimentos no dia 21 deste mês: a Festa do seu padroeiro (Senhor dos Passos) e a comemoração dos 180 anos de dedicação da Paróquia. É uma das mais antigas comunidades paroquiais da Arquidiocese de Aracaju. O novenário começa nesta sexta-feira, 12, às 19h, com Santa Missa presidida pelo arcebispo emérito Dom José Palmeira Lessa.

Dom João José Costa, arcebispo metropolitano, preside a última noite do novenário, dia 20. No dia da Festa, 21, haverá duas celebrações: às 10h, missa em Ação de Graças pelos 180 anos de dedicação da Igreja, e às 15h, missa festiva seguida de procissão. Um show com a Banda `Colo de Deus´, às 18h, marcará o encerramento da programação. O tema do novenário: “Seguindo os passos de Jesus, somos leigos missionários, sal da terra e luz do mundo”.

Desde o mês de agosto de 2017, a paróquia Senhor dos Passos está sob os cuidados pastorais do padre Rodrigo Maia dos Santos, DF, religioso da Congregação Família dos Discípulos.

História

Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), a Igreja Matriz de Nosso Senhor dos Passos, foi construída por João Gomes de Melo, o Barão de Maruim, integrando uma fase de transição da arquitetura religiosa sergipana, no século XIX. É um dos mais belos templos do Estado, possuindo elementos decorativos dos períodos Clássico e Barroco. Possui duas torres revestidas de cerâmicas portuguesas; um relógio doado pelo cônsul alemão Otto Schramm; o altar-mor e a nave central com pintura do artista sergipano Capitão Joaquim Felipe de Santana.

#SenhordosPassos #Maruim #BarãodeMaruim

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000