Dom João empossa padre Joselito na paróquia Nossa Senhora da Soledade


O padre Joselito Santana de Lima assumiu nesta terça-feira, 16, os cuidados pastorais da paróquia Nossa Senhora da Soledade, comunidade integrante da Forania Rainha dos Profetas (Vicariato São Marcos). A celebração litúrgica de posse foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, e concelebrada por expressivo número de sacerdotes. O novo pároco sucede o padre Unaldo Alves da Silva Júnior, transferido para a cidade de Riachuelo.

É a quarta paróquia colocada sob a responsabilidade do padre Joselito, de 41 anos de idade. Em seus sete anos como ministro ordenado, celebrados em dezembro de 2017, ele já serviu como Vigário na paróquia Nossa Senhora Aparecida (cidade de Aparecida), e como Administrador Paroquial em Moita Bonita (paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus) e Nossa Senhora das Dores (paróquia São Cristóvão). Vários fiéis dessas paróquias participaram da missa de posse.

Na homilia, as primeiras palavras de Dom João foram para esclarecer que o remanejamento de padres faz parte da dinâmica da Igreja, é absolutamente necessário e benéfico para as comunidades paroquiais. A permanência de um sacerdote em uma paróquia da Arquidiocese de Aracaju, independente da função que exerça, é de seis anos, em média. “O padre é um missionário por vocação e deve exercer o seu ministério onde se fizer necessário”.

Dirigindo-se à comunidade, o Arcebispo pediu braços e coração abertos para acolher aquele que vem em nome do Senhor. O novo pároco foi encorajado por Dom João a se colocar como um pastor sempre disponível para o seu rebanho, cumprindo com fidelidade e despojamento o tríplice múnus sacerdotal: pastorear, ensinar e santificar. Uma palavra de agradecimento também foi dirigida ao padre Júnior que serviu à paróquia Nossa Senhora da Soledade por cerca de quatro anos.

“Estamos aqui para caminhar juntos, como Igreja peregrina e missionária, anunciando a Palavra com a vida, fazendo com que o nome de Jesus Cristo seja glorificado”, disse o padre Joselito. Segundo ele, ouvir a comunidade, para conhecer profundamente sua realidade e seus anseios, será fundamental para um pastoreio fecundo e transformador.

Além do padre Joselito Santana, mais três clérigos assumem novas paróquias, ao longo desta semana. Nesta quarta-feira, 17, os padres Genário de Oliveira Júnior e David Ângelo de Oliveira Rocha serão empossados, respectivamente, como Pároco e Vigário da paróquia Jesus Ressuscitado, bairro Jardins. Na quinta-feira, 18, Dom João Costa empossa o padre Genivaldo Garcia, na paróquia Bom Jesus dos Navegantes (Atalaia Velha). Para sexta-feira, 19, está confirmada a posse do padre Manoel Fernando na paróquia São Cristóvão, em Dores.

Fotos: Carlos Barbosa

#PadreJoselito #NossaSenhoradaSoledade

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000