Dom Luciano e Dom Lessa: Aniversários natalícios dos dois Bispos Eméritos de Aracaju


Dom Luciano José Cabral Duarte, sergipano, nascido em Aracaju, no dia 21 de janeiro de 1925, foi Bispo Auxiliar de Aracaju no governo de Dom José Vicente Távora e assumiu a titularidade da Arquidiocese, após nomeado Arcebispo, permanecendo de 1971 a 1998.

Teve uma atuação marcante como intelectual, antes e durante o episcopado, chegando a ser Presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação, liderando o trabalho para a constituição da Fundação Universidade Federal de Sergipe e foi membro do Conselho Federal de Educação, já como Arcebispo.

Dom Luciano conduziu o primeiro grande projeto de Reforma Agrária de Sergipe e, talvez do Brasil, para a época, quando adquiriu uma fazenda para o projeto chamado PROHCASE (Promoção do Homem do Campo de Sergipe), entre 1968 e 1988, que beneficiou mais de cinco mil famílias.

Dom Luciano foi autor de vários livros, entre os quais: Europa, Ver e Olhar, Europa e Europeus. Viagem aos Estados Unidos, Índia a Voo de Pássaro. Estrada de Emaús, A Igreja às Portas do Ano 2000 e “La Nature de l’intelligence dans le thomisme et dans la philosophie de Hume”(Tese de doutorado em Filosofia, na Sorbone). Dom Luciano criou a oração das vocações sacerdotais e religiosas rezada nas igrejas do Brasil inteiro.

Dom José Palmeira Lessa, alagoano, natural do município de Coruripe, nasceu em 18 de janeiro de 1942, exerceu seu ministério sacerdotal no Rio de Janeiro, onde foi nomeado Bispo Auxiliar. Em terras sergipanas, veio para ser Administrador Apostólico da Diocese de Propriá e, em seguida, foi confirmado para Bispo daquela cidade, onde teve um trabalho atuante, principalmente em defesa dos posseiros ameaçados de expulsão das suas terras por grandes latifundiários da região, chegando a ser perseguido e até processado.

Com a saúde frágil de Dom Luciano, Dom Lessa foi nomeado para ser o Arcebispo Coadjutor de Aracaju, com direito a sucessão, o que ocorreu quando da renúncia de Dom Luciano ao completar 75 anos.

Na titularidade da Arquidiocese, Dom Lessa, passa a imprimir sua ativa forma de trabalhar, incansavelmente. Mais que duplicou o número de paróquias, saindo de pouco mais de quarenta para 111 paróquias. Buscou recursos para a construção do novo Seminário Maior que veio beneficiar as dioceses da Província de Sergipe. Ampliou consideravelmente o número de sacerdotes na Arquidiocese, trabalhando para o surgimento das vocações.

Teve atuação forte na vida social da Arquidiocese. No campo da Comunicação teve o destaque para a mediação para o surgimento da TV Canção Nova e criou uma Assessoria de Comunicação profissionalizada, facilitando o contato com a impressa.

São duas personalidades vivas, Arcebispos Eméritos, Dom Luciano já com a saúde frágil e Dom Lessa, que deixara a titularidade ao completar 75 anos de idade, em 18 de Janeiro de 2017, está em plena forma, contribuindo com a Igreja Particular de Aracaju. Os dois merecem o reconhecimento de todo o povo cristão e sergipano.

#arcebispoemerito #DomLessa #DomLuciano

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000