Padre Genivaldo Garcia assume o pastoreio da paróquia Bom Jesus dos Navegantes


A quinta-feira, 18 de janeiro, teve um significado especial para a paróquia Bom Jesus dos Navegantes, na Atalaia Velha. Em solene celebração eucarística, o padre José Genivaldo Garcia foi empossado como novo pároco pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa. Ele está sucedendo o padre Genário de Oliveira Júnior, que, na quarta-feira, 17, assumiu o pastoreio da paróquia Jesus Ressuscitado, no bairro Jardins. A data da cerimônia coincidiu com a comemoração do primeiro ano de Dom João como titular do governo pastoral da nossa Arquidiocese.

Com 24 anos de sacerdócio, celebrados no dia 8 deste mês, o padre Genivaldo tem expressiva e reconhecida contribuição à Arquidiocese também como Vigário Episcopal do Vicariato São Mateus, e ainda como diretor acadêmico do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. Marcas profundas do seu ministério permanecem bem evidentes em todas as paróquias por onde passou: a São Francisco de Assis (Santos Dumont), São Marcos Evangelista (Conjunto Marcos Freire 1) e Jesus Ressuscitado (Jardins), onde serviu nos últimos oito anos. A missa de posse contou com a participação de grande número de fieis dessas comunidades paroquiais.

Por sugestão de Dom João Costa, a homilia foi proferida por Dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar de Brasília, um dos concelebrantes. O prelado é amigo pessoal do padre Genivaldo Garcia. Suas palavras, fundamentadas nas sagradas leituras da santa missa, enfatizaram os desafios, percalços e alegrias da missão de um ministro de Deus. Sobre as atribuições do novo pastor da paróquia Bom Jesus dos Navegantes, Dom Marcony disse que “ser um bom pastor é, antes de tudo, recordar todos os compromissos firmados quando da ordenação sacerdotal, é ser um homem de fé, é colocar a sua vida Naquele que é a Vida para todos nós: Deus, nosso Pai”.

O padre Genivaldo Garcia traduz essa nova missão, atribuída pela Igreja, como um convite irrecusável para lançar-se para águas mais profundas, e exortou à comunidade, pastorais e movimentos a um trabalho conjunto, de mãos unidas, pelo Reino de Deus. Um dos desafios, segundo ele, é a vivência do Ano Nacional do Laicato. O novo pároco fez um agradecimento a todos os diversos sacerdotes e diáconos que concelebraram a Santa Missa, aos paroquianos e ex-paroquianos pela expressiva acolhida, e aos seus familiares. Seu Júlio Vieira Garcia e dona Everaldina Ferreira Santos, pais do padre Genivaldo, também estavam presentes.

A Paróquia Bom Jesus dos Navegantes foi fundada em 1983, pelo então arcebispo metropolitano, Dom Luciano José Cabral Duarte. Seu primeiro pároco foi o padre Luiz Lemper, responsável pela construção do templo da Matriz. Em extensão territorial e densidade demográfica é uma das maiores paróquias da capital. Além da Matriz, reúne mais nove comunidades.

Fotos: Carlos Barbosa

#ParóquiaBomJesusdosNavegantes #PadreGenivaldoGarcia #AtalaiaVelha #DomMarcony

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000