Posse em Nossa Senhora das Dores e apresentações dos Vigários Episcopal e Forânio


A cidade de Nossa Senhora das Dores, 72 km de Aracaju, recebeu o novo pároco da Paróquia de São Cristóvão. A missa solene ocorreu na noite de ontem, 19 de janeiro, presidida pelo Arcebispo Dom Frei João José Costa que deu posse ao Padre Manoel Fernando de Jesus como novo Pároco.

A celebração, que tem seu ritual próprio, contou com uma igreja repleta de fiéis da nova paróquia do Padre Fernandes e de ex- paroquianos, por onde ele passou e de seus familiares. Também estavam presentes alguns sacerdotes amigos e o seu antecessor o Padre Joselito Santana de Lima.

Dom João, em sua homilia, ressaltou sobre o papel do pastor como referência ao bom Pastor. “Jesus Cristo, o bom Pastor, que veio para que nós tenhamos vida e vida em plenitude, dou a sua vida por nós”. Dirigindo-se ao Padre Fernando disse ainda: “Assim também você deve doara a sua vida por este rebanho que lhe foi confiado”.

Dom João ressaltou sobre três aspectos contidos na provisão de nomeação do Padre Fernando, que foi lida pelo Padre Nilton César, que determinam a missão do padre na paróquia. A primeira é ensinar para que seu rebanho possa seguir a direção certa. Depois, falou sobre a missão de Santificar o povo de Deus através dos sacramentos, para uma plena comunhão com o Senhor para poder alcançar a santidade, pois o verdadeiro pastor se preocupa com a santificação do seu povo. Por Último, Dom João reforçou sobre a missão de governar/pastorear, que não significa que o padre vai ser o dono do povo, quer dizer animar, manter a unidade do rebanho.

O Padre Fernando agradeceu a confiança do Arcebispo, aos ex-paroquianos, aos padres presentes e ressaltou que vai dar continuidade ao trabalho iniciado pelo Padre Joselito, a quem sucede, pediu apoio aos seus novos paroquianos e destacou sobre sua posse. “Estou muito feliz por ter assumido essa nova missão na Arquidiocese de Aracaju. Peço a Deus que me ilumine sempre nessa nova jornada. O Senhor me escolheu, me ungiu e me enviou como resposta ao seu chamado, que não e uma honra e nem privilégio, mas, sim, um serviço, uma missão que comporta uma graça, cuidar das ovelhas dessa Paróquia”, completou o Pároco.

O jovem Glauber da Silva Vasconcelos, da Comunidade Força Jovem, representando os demais paroquianos, dirigiu uma mensagem de acolhida ao Padre Fernando: “É com grande alegria que nós paroquianos o recebemos como pároco. A partir de agora o Senhor será membro de cada família da nossa comunidade compartilhará conosco os sofrimentos e alegrias. Oferecemos ao senhor nossa amizade e disponibilidade”. Também o Jovem Glauber agradeceu ao padre Nilton César que assumiu a paróquia no tempo de transição, bem como ao Padre José Lima e ao diácono Oliveira, que colaboraram com as celebrações.

Vicariato e Forania

Ao final da celebração, o Arcebispo solicitou que fosse feita a apresentação do novo Vigário Episcopal do Vicariato São João Evangelista, o Padre Nilton César Pereira, que é Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, que será a sede do Vicariato. Também foi apresentando o Padre Tenório Fialho dos Santos como o novo Vigário Forânio da Forania Virgem Fiel desse Vicariato.

O Padre José Lima, Coordenador Administrativo da Arquidiocese, fez uma breve explicação sobre o que é um Vicariato e uma Forania, como sendo uma nova organização da Arquidiocese para ajudar ao Bispo a governar numa diocese com muitas atividades. O processo foi iniciado por Dom Lessa com os quatro Vicariatos, cada uma com um Vigário Episcopal, que é uma porção da Arquidiocese divida em paroquias e as Foranias, já criadas com Dom João, são subdivisões dos Vicariatos com uma porção menor de paróquias, cada uma com seu Vigário Forânio.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000