Dai-me almas e ficai com o resto, o que me importa é juventude santa!


Dia 31 de janeiro a Igreja celebra dia de São João Bosco, ele nasceu em 1815 na Itália, perto da cidade de Turim. Seus pais eram Francesco Bosco e Margherita Occhiena, depois conhecida como mamãe Margherita, pois ela ajudou o filho com os jovens. Tinha mais dois irmãos, Antonio e José. Foi marcado desde pequeno pelo sofrimento, seu pai morreu quando tinha apenas dois anos e vivia em uma situação de pobreza.

Sentiu o desejo de ser padre muito cedo, em 1826 fez sua primeira comunhão. Aos dezesseis anos passou a frequentar a escola de Castelnuovo D'Asti, somente aos 20 anos conseguiu ingressar no Seminário de Chieri e no dia 05 de junho de 1841, com seus 26 anos foi sua ordenação sacerdotal, foi então transferido para Turim.

Como padre, Dom Bosco foi incompreendido muitas vezes e até chamado de louco devido à sua ousadia em ouvir e acolher os pedidos do Espírito Santo. Ele era corajoso, ia ao encontro das necessidades, da realidade de jovens que não tinham onde viver, que precisavam ser evangelizados, de serem acolhidos.

Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, conhecido como um homem de trabalho e oração. Um padre que tinha uma predileção pelos jovens e tinha sede em salvar almas.

Dom Bosco fundou no dia 08 de dezembro de 1841 um oratório em Turim, que acolhia e educava jovens carentes. Três anos depois esse oratório passou a se chamar “Oratório de São Francisco de Sales”, sendo a primeira casa Salesiana. Fundador da Congregação dos Salesianos, a dedicou à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão.

Suportou a perseguição por amor a Deus e se desgastou pela salvação das almas, partindo desta vida em 31 de janeiro de 1888. Canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI.

São João Bosco, rogai por nós!

#DomBosco #SãoJoãoBosco #Santododia

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000