Posse da nova Diretoria do CONAL da Arquidiocese de Aracaju

Uma solenidade prestigiada, com presenças de autoridades, representantes de movimentos e pastorais, marcou a posse da nova diretoria do Conal, Conselho Nacional do Laicato do Brasil na Arquidiocese de Aracaju, realizada na noite do dia 6 de fevereiro, no Auditório da OAB-SE.

A mesa foi composta pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa; pelo presidente cessante do Conal, Ricardo Lima; o Vice-Governador, Belivaldo Chagas, representando o Governador; o Secretário de Planejamento de Aracaju, Augusto Fábio, representando o Prefeito da Capital; o Presidente a OAB-SE, Henri Clay Santos Andrade e o Presidente Eleito do Conal, Paulo Machado Junior. O Arcebispo Emérito Dom José Palmeira Lessa também compareceu a solenidade.

Dom João saudou os presentes e reforçou sobre o papel importante do Conal para a Igreja e para a sociedade e mencionou sobre o valor do laicato através do tema do Ano do Laicato “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e do lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”. “O Laicato é chamado a ser esse sal da terra e essa luz e é um pouco o que define a missão do laicato na Igreja e na sociedade”, disse dom João, que completou: “Ricardo e sua equipe desenvolveu um extraordinário trabalho e tenho certeza que Paulo Machado continuará essa missão”.

Em sua despedida da Presidência do CONAL, entidade da CNBB que representa os organismos laicos e o laicato da Igreja no Brasil, Ricardo Lima agradeceu pelos apoios recebidos, destacando o Arcebispo Emérito Dom Lessa e o Arcebispo Dom João Costa e colocou-se à disposição do novo Presidente e discorreu sobre o papel do Conal.

“O Conal sempre foi uma célula muito vivíssima na sociedade aracajuana e sergipana, presente em muitas campanhas e projetos locais e nacionais, como o projeto de lei 9840, da ficha limpa, a primeira lei de iniciativa popular aprovada no Brasil”, destacou Ricardo, que relatou uma lista extensa de ações do Conal desde a sua criação.

Representando os demais membros da mesa, o Presidente da OAB reforçou as palavras de Ricardo Lima afirmando que o Conal foi e é grande parceiro da sua entidade nas lutas e causas em defesa da sociedade e da democracia.

O Conal terá seu escritório administrativo na Cúria Metropolitana de Aracaju. Espaço cedido pelo Arcebispo Dom João.

Composição da nova Diretoria do Conal:

Presidente: Paulo Almeida Machado Junior

Vice: Silvia Maria de Vasconcelos Palmeira