Dom João Costa, na abertura da CF 2018: "Sejamos promotores da paz"


Quatros celebrações eucarísticas marcaram a Quarta-feira de Cinzas no espaço celebrativo provisório da Catedral Metropolitana (anexo do Rádio Cultura de Sergipe). Uma delas, às 16h30, abriu oficialmente, na arquidiocese de Aracaju, a Campanha da Fraternidade de 2018 que adota o tema “Fraternidade e superação da violência”, com o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Com participação de grande número de fiéis, a missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa.

A Campanha da Fraternidade é realizada há 54 anos pela CNBB, sempre no Tempo da Quaresma. Ela pretende ajudar a construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. Além da prática da esmola, da oração e do jejum, Dom João Costa também propôs, como exercício quaresmal, a promoção de uma cultura de paz e de justiça. “Diante das injustiças, sofrimentos, conflitos e insegurança devemos ser impelidos a praticar a misericórdia, o diálogo e a solidariedade”, disse o prelado.

Outras ações e atitudes para a superação da violência estão contidas no Texto-base da Campanha da Fraternidade, a exemplo da valorização da família e da escola como espaços de convivência fraterna, de testemunho e do perdão; identificar, acompanhar e reivindicar políticas públicas de superação da desigualdade social e da violência; e apoiar os centros de direitos humanos, comissões de justiça e de paz, bem como organizações da sociedade civil que trabalham na prevenção e combate à violência. Está prevista para o mês de março a instalação oficial da Comissão de Justiça e Paz, na Arquidiocese de Aracaju.

Concelebraram a solene liturgia os padres Peixoto, José Lima, Francisco Nunes e Adriano Andrade. Designado para acompanhar a equipe de campanhas da Arquidiocese, o padre Adriano alertou que “para a construção de um ambiente de paz e concórdia devemos nos esforçar sempre a viver como irmãos, independentemente de nossas crenças e outras diferenças. Deus nos criou e nos fez como irmãos”. A celebração também foi enriquecida com apresentações teatrais de um grupo de jovens da paróquia Nossa Senhora de Monte Serrat, Jardim Piabeta (Nossa Senhora do Socorro).

Fotos: Adilson Siqueira e Carlos Barbosa

#CampanhadaFraternidade #QuartafeiradeCinzas #CatedralMetropolitana

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000