Parceria entre Arquidiocese e a Secretaria de Estado da Cultura fortalece o Museu de Arte Sacra


Continuando uma parceria histórica que vem desde a criação da Fundação Museu de Arte Sacra de Sergipe, da Arquidiocese de Aracaju, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura, o Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa e o Secretário da Cultura, João Augusto Gama, assinaram um Acordo de Cooperação entre as duas entidades para a manutenção do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão. A solenidade ocorreu na manhã de ontem, 2 de março, nas dependência do Museu, com as presenças do Prefeito da cidade, Marcos Santana, de técnicos da Secretaria, membros da Fundação e da comunidade.

Entre outras atribuições, o acordo delimita as ações de ambas as partes, em que a Fundação manterá disponível o espaço físico onde hoje funciona o museu, bem como seu acervo de obras sacras para a visitação pública e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) se compromete a ceder até quatro servidores e quatro estagiários para trabalhar na recepção de público e nas demais atividades administrativas do Museu, além de contribuir com a manutenção do espaço.

“Agradecemos ao Governo e ao Secretário pela sensibilidade em contribuir para a manutenção do museu de Arte Sacra de São Cristóvão, importante para a Igreja, mas também, de grande valor para a cultura e o turismo religioso do nosso Estado”, destacou Dom João.

Já o Secretário João Gama ratificou a política de preservação do patrimônio histórico do Estado e o estreitamento, ainda mais, os laços institucionais com a Arquidiocese de Aracaju, que é a mantenedora do Museu. “Estamos contribuindo para que o Museu de Arte Sacra, um dos mais importantes do país, possa continuar à disposição da sociedade e consagramos o apoio institucional entre o Governo, através da Secretaria de Cultura, e a Arquidiocese”, afirmou o Secretário.

Segundo a Diretora Técnica do Museu, Sayonara Viana, o Museu foi inaugurado em 14 de abril de 1974, através de um convênio celebrado entre a Universidade Federal de Sergipe, o Governo do Estado e a Arquidiocese de Aracaju, que criou, naquela época, a Fundação Museu.

O Museu de Arte Sacra de São Cristóvão está localizado na Praça São Francisco que é reconhecida pela UNESCO como o 18º Patrimônio Mundial da Humanidade no Brasil.

Fotos: Ascom SECULTE-SE


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000