O Arcebispo de Aracaju empossa Pe. Marcos Rogério e padre Genaldo Gonçalves na Pároquia Santo Antôni


No último sábado, 03, aconteceu uma missa solene em Itabaiana, presidida por Dom João José Costa, O.Carm., Arcebispo Metropolitano de Aracaju para dar posse ao Pe. Marcos Rogério Vieira da Paróquia Santo Antônio e apresentar padre Genaldo Gonçalves como vigário paroquial. Na ocasião padre Marcos também assumiu oficialmente o Vicariato São Lucas passando a ser o novo vigário episcopal.

No início da celebração as provisões foram lidas pelo Pe. José Dácio dos Santos e entregues por Dom João Costa ao Pe. Marcos Rogério e ao padre Genaldo Gonçalves. A seguir os dois padres professaram a fé. O Arcebispo entregou as chaves da Paróquia, como sinal do cuidado que os novos pastores deverão ter com a igreja física, mas, sobretudo com a Igreja espiritual.

Dom João, iniciou a homilia saudando a autoridades presentes, sacerdotes, religiosas e ao povo de Deus. Retomou o que foi dito na provisão “encontramos três palavras que identificam a missão do pastor, a primeira é ensinar, ser mestre, levar os ensinamentos da igreja, por isso, o padre deve ter conhecimentos bíblicos para ensinar, olhando para Cristo o verdadeiro mestre e ensinar com autoridade, a segunda é a missão de santificar, e através dos sacramentos, agir em persona Christi, assim como Jesus que se coloca a frente do rebanho. Pastorear e governar o rebanho de Deus é a terceira palavra que aparece na provisão. Nós sacerdotes precisamos chamar a atenção das pessoas, para levá-las até Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Explanou as mensagens das leituras e destacou a carta de São Paulo aos Coríntios, disse que todos são chamados a levar a santificação, e nesse tempo da quaresma a seguir os passos de Cristo, o crucificado, abraçar a cruz e tocar as chagas de Jesus para entender o mistério da salvação.

Ao final da celebração, Pe. Marcos agradeceu a presença dos padres que concelebram, ao Pe. Jadson Ramos (antigo pároco), às autoridades, políticos e a todos que estavam presentes, de Itabaiana e também àqueles que foram de outras cidades para prestigiá-lo neste momento e finalizou “ Como nosso arcebispo disse em sua homilia o padre precisa ter o cheiro das ovelhas, mas eu digo que as ovelhas também precisam ter o cheiro do padre, então vamos misturar este suor e transformar em perfume que dá sentido a nossa presença na Igreja de Jesus Cristo”.

Assista o vídeo da celebração aqui

#DomJoãoCosta #PeMarcosRogério #PeGenaldo #PossedaParoquia #ParóquiaSantoAntonioeAlmas

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000