Arquidiocese de Aracaju avança na implementação do seu Plano Pastoral


Avançar na aplicação do Plano Pastoral 2017-2019, indicando as prioridades para este ano, foi o grande propósito da reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, realizada sábado, 9, na paróquia São José, em Aracaju. Coordenado pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, e pelo padre Rogério de Jesus Santana, coordenador arquidiocesano de pastoral, o encontro – o primeiro deste ano - contou com expressiva participação de representantes de pastorais, movimentos, novas comunidades e outros organismos da Arquidiocese.

Segundo Dom João, esses encontros são imprescindíveis para o aprimoramento da nossa caminhada pastoral, além de fortalecer a unidade da Igreja. Foram apresentadas as principais iniciativas planejadas para 2018 de cada uma das urgências pastorais da Arquidiocese: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa de iniciação à vida cristã; Igreja: lugar da animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos.

O presidente do Conal, Paulo Machado, um dos participantes, fez uma exposição objetiva acerca do Documento 105 da CNBB, que trata dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Além de destacar alguns pontos do documento, especialmente os que revelam a ação dos cristãos no mundo, ele apresentou várias iniciativas que marcam a vivência do Ano do Laicato. No mês de abril, o Conselho Nacional do Laicato, em nossa arquidiocese, estará comemorando 20 anos de fundação. Haverá dois eventos celebrativos: o primeiro, no dia 8, e, o segundo, nos dias 28 e 29/04, quando da realização do Encontro Arquidiocesano para o Laicato.

Representantes de pastorais e movimentos também tiveram a oportunidade de apresentar alguns dos seus projetos. O encontro foi ainda enriquecido com a participação do padre Everson Fontes Fonseca (paróquia Nossa Senhora da Conceição, Mosqueiro), do Frei João Paulo Freire Dias (paróquia São Judas Tadeu), e de várias religiosas.

#PlanoPastoral20172018 #ConselhoArquidiocesanodePastoral #Documento105

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000