Diáconos permanentes promovem encontro de formação com bispo referencial


Os 40 diáconos permanentes da arquidiocese de Aracaju participaram, sábado, 17, de um produtivo encontro de formação com Dom Hélio Pereira dos Santos, bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador e referencial da CNBB para os diáconos do Brasil. O evento foi realizado no centro pastoral da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, e recebeu a visita do arcebispo metropolitano, Dom João José Costa.

Com essa parcela significativa do clero arquidiocesano, Dom Hélio promoveu uma oportuna reflexão com o tema “diácono, homem de comunhão”. Segundo o prelado, “as nossas iniciativas de Igreja, as estruturas, os projetos pastorais têm sucesso quando marcados pela comunhão. Comunhão com Cristo, com a Arquidiocese, com os bispos, com os padres, irmãos diáconos e com o povo de Deus”.

Algumas orientações do Papa Francisco aos que exercem ofícios na Igreja também foram incorporadas à reflexão de Dom Hélio. “O santo padre tem insistido no sair, inclusive no sair do conforto, das seguranças pessoais, chamando atenção para não nos acomodarmos nos cargos, nas funções”, disse o bispo, frisando ainda o mandato de Jesus para sair: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a boa nova para toda a humanidade” (Mc 16,15).

O encontro também contou com a participação do padre Vadson Monteiro Carvalho, assistente eclesiástico dos diáconos permanentes, na arquidiocese de Aracaju. Alguns diáconos estavam acompanhados de suas esposas.

Fotos: Carlos Barbosa

#diáconospermanentes #DomHélioPereiradosSantos

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000