A Igreja de Aracaju em união com o Sistema Socioeducativo


Hoje, 28 de março, está acontecendo no Palácio da Justiça, o Seminário “Conhecendo o Sistema Socioeducativo” que deu inicio às 8h e segue até às 16h. Esse evento tem o objetivo de apresentar o Sistema de Atendimento Socioeducativo de Aracaju a Dom João José Costa, O.Carm., Arcebispo da Arquidiocese, aos Movimentos Religiosos e Novas Comunidades responsáveis da assistência religiosa dada aos adolescentes em conflito com a Lei.

A capital, atualmente, conta com cinco Unidades Socioeducativas. Desde abril de 2017, Padre Carlos Henrique Santos, Assistente Eclesiástico, juntamente com alguns movimentos da Igreja Católica tem desempenhado um papel significativo junto aos adolescentes e jovens que estão nestas unidades.

A abertura ficou por conta do Arcebispo Dom João Costa que saudou os presentes e os convidou a orar pedindo o dom de enxergar no pobre e abandonado o próprio Jesus. Parabenizou a iniciativa e encerrou motivando a canção “..entre nós está e não O conhecemos, entre nós está e nós O desprezamos”.

Os adolescentes do CENAM apresentaram uma peça teatral e em seguida a Professora Mestra Antonina Gallotti Lima Leão falou sobre os fundamentos jurídicos das Medidas Socioeducativas. As Analistas Judiciárias Michelle da Conceição Costa Cunha (TJS) e Célia Regina Milanez Souza (TJSE) explicaram como procede a Justiça Restaurativa. Ainda pela manhã a Coordenadora do Atendimento Socioeducativo da Fundação Renascer, Elaine Santana Santos, explanou o funcionamento das medidas socioeducativas de internação, internação provisória e semiliberdade.

No período da tarde a Juíza Coordenadora da Infância e Juventude, Iracy Ribeiro Mangueira Marques, fará uma colocação sobre o Sistema de Justiça e o atendimento socioeducativo. O dia encerra com um Painel com o tema: atribuições do Núcleo Técnico da 17ª Vara Cível de Aracaju.

#DomJoãoCosta #Unidadessocioeducativas #IracyRibeiro #AntoninaGallotti #judiciário #PaláciodaJustça #JustiçaRestaurativa #Cenam

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000