Dom João preside Missa dos Santos Óleos na paróquia N.Sra. de Lourdes, nesta quinta-feira Santa


A celebração da missa dos Santos Óleos, marcada para esta quinta-feira, 29, às 9h, na paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Bairro Siqueira Campos), tem um sentido especialíssimo para os nossos presbíteros. Presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, e concelebrada por todo o clero da Arquidiocese, é a cerimônia em que ocorrem a renovação das promessas sacerdotais e a bênção dos Óleos para os sacramentos. Também chamada de ‘Missa da Unidade’, ela expressa a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial. Depois da missa, os padres voltam para as suas comunidades com uma porção dos óleos com os quais são ministrados os sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e da Ordem, em todas as paróquias.

Conheça o significado de cada um dos Santos Óleos:

Óleo dos Catecúmenos – Concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal.

Óleo dos Enfermos – É um sinal utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

Santo Crisma – É um óleo utilizado nas unções consacratórias dos seguintes sacramentos: depois da imersão nas águas do batismo, o batizado é ungido na fronte; na Confirmação é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote.

#MissadosSantosÓleos

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000