Missa dos Santos Óleos e das promessas sacerdotais


Os óleos que serão utilizados nos sacramentos durante todo o ano foram abençoados pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, na mesma celebração em que os sacerdotes refizeram as promessas sacerdotais.

A missa ocorreu na manha desta quinta-feira santa, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Siqueira Campos, em Aracaju, em virtude da reforma da Catedral Metropolitana e foi presidida pelo Arcebispo Dom João Costa e concelebrada pelo Arcebispo Emérito, Dom José Palmeira Lessa, e demais sacerdotes.

Mais de cento e quarenta sacerdotes, das cento e onze paróquias, dos trinta e três municípios pertencentes à Arquidiocese de Aracaju, participaram deste momento solene para a Igreja Católica que dá inicio ao ponto alto da Semana Santa.

Dom João, ressaltou o momento de renovação dos votos sacerdotais e chamou a atenção dos Padres para o compromisso diante do chamado de Jesus. “Que todos nós sacerdotes, possamos fixar nossa atenção na grandeza do nosso empenho de levar o evangelho a todas as criaturas que estiverem ao nosso alcance”, refletiu Dom João.

Também, o Arcebispo enfatizou que diante de tantas missões do Sacerdote, para este ano dedicado ao laicato e do desafio proposto pela Campanha da Fraternidade, que é de superação da violência, é necessário que o laicato e os sacerdotes estejam juntos, unindo forças para a glória e Jesus, como uma só Igreja.

A celebração foi concluída com o momento da benção dos santos óleos e aproveitou para apresentar o Padre Jadilson Andrade Santos, como o novo representante do Clero da Arquidiocese, em substituição ao Padre Benjamin da Costa Carvalho Junior.

Sobre a benção dos santos óleos, disse Dom João: “Os santos óleos que recebemos são símbolos que significam que faz acontecer a paz através do perdão e da reconciliação”. Estes óleos são: Óleo dos Catecúmenos, Óleo dos Enfermos, do Crisma.

A programação da Semana Santa da Catedral prossegue no anexo a Radio Cultura, à partir das 17 horas com a missa do lava pés e instituição da eucaristia, também presidida pelo Arcebispo.

Veja a programação completa.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000