Preparação para a Festa do santo das causas justas e urgentes

Começou ontem, dia 16, em várias comunidades da Arquidiocese de Aracaju, o Tríduo em preparação para a Festa de um dos santos mais populares da Igreja Católica: Santo Expedito, mais conhecido como o “santo das causas justas e urgentes”. No povoado Aloc, paróquia Santa Lúcia, onde foi construído um santuário dedicado ao santo, as missas ocorrem às 19h30.
Na quinta-feira, 19, dia festivo, os milhares de devotos terão a oportunidade de participar de cinco celebrações eucarísticas: 7h, 10h, 12h, 17h e 19h30. Está prevista uma carreata às 16h30, tendo como ponto de partida a matriz do conjunto Santa Lúcia.
Comandante da legião romana e mártir da Igreja do século IV, Santo Expedito, é tradicionalmente invocado diante de problemas urgentes. É venerado, por exemplo, como protetor de problemas no trabalho, família e em casos de juízo. Este título se deve a uma rápida ação que realizou contra o demônio.
Segundo a tradição, quando Santo Expedito ia se converter, o maligno se aproximou dele como um corvo e começou a gritar: “cras, cras, cras”, que em latim significa “amanhã, amanhã, amanhã”. Tudo para fazer com que deixasse a sua decisão para depois e sua fé se esfriaria.
O santo imediatamente esmagou o corvo tentador, dizendo: “Hodie, hodie, hodie!”, que significa “hoje, hoje, hoje”. “Nós não vamos deixar nada para amanhã, a partir de hoje serei cristão”, acrescentou. No final, morreu como um mártir valente.
Santo Expedito também é protetor dos jovens, estudantes e enfermos. Ele é retratado como um soldado com uma cruz na qual está escrito “hodie” (hoje) e a folha de palmeira, simbolizando o martírio. Em seus pés, aparece um corvo com a palavra “cras” (manhã).