Padre Anderson Gomes é acolhido como novo presbítero da Arquidiocese de Aracaju


A Arquidiocese de Aracaju vivenciou intensamente, nesta segunda-feira, 7, as alegrias imensuráveis da chegada de mais um ministro de Deus para a vinha do Senhor. Sob o testemunho de dezenas de sacerdotes e de uma expressiva parcela do povo de Deus, Anderson Gomes da Silva, de 32 anos, foi ordenado presbítero pela imposição das mãos e oração do arcebispo metropolitano, Dom João José Costa. A solene celebração eucarística ocorreu na paróquia Sagrada Família, conjunto Fernando Collor, em Nossa Senhora do Socorro. O Arcebispo Emérito, Dom José Palmeira Lessa, foi um dos concelebrantes.

Dom João Costa traduziu com profunda clareza, em sua homilia, o sentimento dos que fazem a Igreja particular de Aracaju: “A Igreja alegra-se com a chegada de mais um membro do Clero, que vem se somar a aqueles que, na nossa Arquidiocese, têm dado as suas vidas pelo anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, pela luta a fim de que o Reino de Deus seja disseminado, pelo serviço pastoral em favor dos irmãos e das irmãs, que tanto necessitam do exercício perene dos dons que, através do Espírito Santo, Deus fez suscitar no coração de cada padre”.

Ao definir a missão sacerdotal, o Arcebispo afirmou que “o presbítero é aquele que se entrega nas mãos de Deus, para ser instrumento do seu amor e da sua misericórdia, continuando a obra maravilhosa de Jesus, e que Ele nos pediu para levar adiante, anunciando e praticando tudo aquilo que Ele fez por nós”. O prelado enfatizou que o sacramento da Ordem é uma resposta do amor de Deus para conosco e para com a Igreja, “é o mais belo lírio florescido no jardim do coração do Pai Eterno”.

A exortação de Jesus “Vá e faça você o mesmo” (Lc 10,37) é o lema sacerdotal escolhido por Anderson Gomes. Para Dom João Costa, é um convite para que o novo presbítero “seja um fiel imitador do Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós, para nos encaminhar à salvação”, ressaltando que “para bem frutificar, o sacerdote deve permanecer em Jesus, a mais bela Videira que o mundo conheceu”.

A paróquia Sagrada Família foi o território onde o neo-sacerdote encontrou a motivação e o incentivo para o fortalecimento de sua vocação. Dali, ele partiu decididamente para o Seminário Propedêutico Sagrado Coração de Jesus em 2009, mergulhando numa jornada formativa concluída em 2016. Além da formação em Filosofia e Teologia, o padre Anderson também é graduado em Administração de Empresas. Seu estágio pastoral foi desenvolvido na paróquia São José (2017-2018) e na Cúria Metropolitana.

Ao final da solene celebração, o padre Anderson Gomes dirigiu palavras de agradecimento a diversas pessoas que o ajudaram em todos os momentos de sua caminhada para o sacerdócio, especialmente seus familiares, sacerdotes, bispos e paroquianos das comunidades onde fez seu estágio pastoral. Os pais e vários outros familiares do novo presbítero participaram da cerimônia. A paróquia São José, do bairro São José (Aracaju) enviou uma caravana com mais de cem pessoas.

A preparação da Santa Missa e toda animação litúrgica estiveram sob a responsabilidade da própria paróquia Sagrada Família e dos seminaristas do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. As funções de cerimoniário foram exercidas pelo padre Roberto Benvindo, com o precioso auxílio de vários seminaristas.

As primeiras missas do padre Anderson estão agendadas para esta terça-feira, 08, às 19h30, na paróquia Sagrada Família (Fernando Collor), e quarta-feira, 09, às 19h30, na paróquia São José (Bairro São José).

#PadreAndersonGomes

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000