Dom João pede a parlamentares para votar contra a privatização da Chesf


Com a preocupação de que o custo da energia para a população pobre possa ser ainda maior, além do cuidado com nossa riqueza que é a água, como também se o Brasil for vendendo suas riquezas depois não terá mais nada o que negociar, o Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa procurou manteve contatos com parlamentares da esfera federal e, na manhã de sexta-feira, 18 de maio, teve dois encontros com deputados federais, João Daniel e Laércio Oliveira. Mediando o encontro estava o Presidente do CONAL Paulo Machado Júnior.

Assim como Dom João, o Presidente do CONAL, Paulo Machado, ratificou a preocupação da entidade, que vem discutindo sobre a temática com os seus conselheiros e aproveitou para enfatizar que o momento político do Brasil não é bom para uma privatização desse porte sem um amplo debate com a sociedade.

O Deputado João Daniel manteve o compromisso de votar e trabalhar contra a privatização da Chesf/Eletrobras, que já vem sendo bandeira sua atividade parlamentar em Brasília. O Deputado Laércio Oliveira afirmou ser favorável as privatizações, pois ele entende que o Estado não vem demonstrado capacidade de gerenciamento e investimento, mas que não defende privatizações de qualquer forma e, no caso em discussão ainda não tem seu voto definido, comprometendo-se a estudar o caso.

Nos encontros, também estavam presentes os representantes do Sinergia que reforçaram seus pontos de vistas sobre a preocupação da privatização, dos problemas que podem acarretar em relação aos trabalhadores e ao encarecimento da energia e apelaram para que os parlamentares, principalmente o Laércio Oliveira vote contra.

Justificaram as ausências o Senador Eduardo Amorim e o Deputado Valadares Filho, mas que em outro contato já afirmaram ser contra a privatização, assim também o Senador Valadares. Também justificaram as ausências o Deputado Fábio Mitidieri e a Senadora Maria do Carmo.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000