Presença de Dom João José Costa na Festa de Nossa Senhora Auxiliadora


No dia 24 de maio a Igreja celebrou o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, aqui em Aracaju, a Festa foi duplamente comemorada, pois neste ano de 2018 a Paróquia irá completar 60 anos de sua criação.

O dia iniciou com uma alvorada festiva e o Oficio da Imaculada Conceição, ao meio dia Dom João José Costa, Arcebispo Metropolitano de Aracaju, presidiu a Missa Solene em honra a Nossa Senhora Auxiliadora. Em sua homilia destacou o tema do novenário “Leigos cristãos, com Maria na missão, 60 anos de evangelização”, falou da importância do leigo na igreja e da diversidade que ela se compõe, padres, religiosos, bispos e leigos. Falou que nenhum é mais importante que o outro, cada um com seu papel em missões diferentes, mas todos são Igreja! Ainda completou: “O cristão não deve atuar somente dentro da igreja, mas também na sociedade, devemos viver na presença de Deus dia e noite para dar exemplo em todos os lugares que estivermos".

Diante das leituras lembrou aos fiéis que Deus enviou seu filho nascido de uma mulher, Nossa Senhora. Foi ela que trouxe ao mundo o salvador, Cristo dá o sentido na vida. Maria nas bodas de Caná intercedeu pelo vinho, e na verdade Jesus é o próprio vinho novo dado a humanidade.

Nossa Senhora continua apresentando a Jesus as necessidades dos seus filhos, como fez nas bodas de Caná da Galiléia.

Encerrou convidando os fiéis à pedirem a Nossa Senhora Auxiliadora pelo Brasil.

Pe. Paulo Henrique da Silva, SDB, diretor do Colégio Salesiano e responsável pelo evento conta que o novenário foi um momento de profunda espiritualidade, uma tomada de consciência de vida cristã, do comportamento cristão.

“Percebo, diante da participação ativa e numerosa dos fiéis, a demonstração do afeto e atração pelo sagrado, esta conscientização foi um grande enriquecimento para a comunidade, foi mais que uma festa, foi um retiro espiritual, um aprofundamento na fé”, relatou Pe. Paulo.

O encerramento da festa foi às 19h com a santa missa seguida duma Procissão pelas ruas do bairro Cirurgia, onde está localizada a paróquia.

Fotos: Movimento Auxilia / Luciana Munhoz - Ascom

Nossa Senhora Auxiliadora e os Salesianos

Dom João Bosco, fundador da Congregação Salesiana, adotou esta invocação “Nossa Senhora Auxiliadora”para sua família religiosa porque vivia numa época de luta entre o poder civil e o eclesiástico.

No auge dos ódios políticos e religiosos que culminaram na queda de Roma e destruição do poder temporal da Igreja, Nossa Senhora foi colocada à frente da obra educacional de Dom Bosco para defendê-la em todas as dificuldades.

#NossaSenhoraAuxiliadora #DomJoãoCosta #PePauloHenrique #DomBosco #Salesianos

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000