Arquidiocese acolhe com alegria o seu novo sacerdote: padre Aécio Cruz


Para o júbilo do povo de Deus, um novo sacerdote acaba de ingressar nas fileiras do clero da Arquidiocese de Aracaju: o padre Aécio Cruz, de 33 anos. A solene celebração de ordenação presbiteral, pela imposição das mãos e oração de Dom João José Costa, ocorreu sexta-feira, 25, na matriz da paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Siqueira Campos). Concelebraram dezenas de sacerdotes e diáconos (transitórios e permanentes) da Província Eclesiástica de Aracaju e das dioceses baianas de Alagoinhas, Serrinha e Amargosa.

Aécio Cruz foi o quarto ministro de Deus vinculado à Arquidiocese ordenado durante o governo pastoral do atual metropolita. O novo presbítero, enfatiza Dom João, “vem se somar aos quantos, na nossa Arquidiocese, têm dado suas vidas pelo anúncio do Evangelho de Jesus, pela luta em prol da disseminação do Reino de Deus, pelo serviço pastoral em favor dos irmãos e das irmãs, que tanto necessitam do exercício perene dos dons que Deus fez, pelo Espírito Santo, suscitar no coração de cada sacerdote”.

Dom João transmitiu ao novo sacerdote preciosas orientações para um ministério fecundo: “A sua pregação seja alimento para o povo de Deus e a sua vida, estímulo para os fieis, de modo a edificar a casa de Deus, isto é, a Igreja, pela palavra e pelo exemplo. Exerça também em Cristo a função de santificar. Esteja ao lado de todos, mas não esqueça dos que mais necessitam, os pobres. Desempenhe com caridade verdadeira e contínua alegria, a missão do Cristo Sacerdote, procurando não o que é seu, mas o que é de Cristo”.

A longa jornada de Aécio Cruz em sua preparação para o sacerdócio foi enriquecida nas diversas pastorais vivenciadas nas paróquias Santa Clara (Jardim Centenário), Sagrada Família (Sol Nascente e JK), Senhora Sant´Ana (povoado Sapé, em Itaporanga). Seu estágio pastoral, já como diácono transitório, foi desenvolvido na paróquia Santa Cruz e Sagrado Coração de Jesus, em Carira.

Na cerimônia de ordenação, Aécio foi conduzido ao altar do Senhor por sua mãe, Dona Maria Auxiliadora, e o seu padrinho de Batismo. O seu pai, Djalma Cruz, faleceu há dois anos. Além de familiares do novo sacerdote, a Santa Eucaristia também contou com a participação de religiosos e religiosas, seminaristas, e expressivo número de fieis de várias comunidades paroquiais da nossa Arquidiocese.

O padre Aécio Cruz encontrou nas palavras de São Paulo aos Coríntios o seu lema sacerdotal: “o amor de Cristo nos impele” (2Cor 5,14). “Desejo corresponder com alegria e amor ao chamado que o Senhor me fez, com o único objetivo de atender ao bem da minha alma e de me consagrar inteiramente ao serviço de Deus”, justificou.

Os cantos da cerimônia foram entoados pelo Coral São Pio X.

A organização dos ritos litúrgicos ficou sob a responsabilidade do padre Roberto Benvindo dos Santos, cerimoniário do Arcebispado. Os seminaristas Luiz Gustavo, Jonathan, Diógenes, Afonso e Alex Henrique atuaram como acólitos.

A primeira missa do padre Aécio foi celebrada no sábado, às 10h, na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, sua comunidade de origem.

#PadreAécioCruz #Ordenaçãopresbiteral

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000