Ser sepultado na Igreja São Salvador foi um pedido especial do próprio Dom Luciano Duarte


A escolha da Igreja de São Salvador como local do sepultamento de Dom Luciano Duarte, falecido nesta terça-feira, 29, foi feita pelo próprio arcebispo emérito. Ele deixou esse pedido especial no seu testemunho. As razões são plenamente compreensíveis. Durante cinco décadas Dom Luciano construiu vínculos profundamente afetivos com esse templo, que tem grande valor histórico para a Arquidiocese de Aracaju.

Em 1948, ano de sua ordenação sacerdotal, foi nomeado por Dom Fernando Gomes dos Santos como capelão da São Salvador, missão que acumulou com o ofício de Diretor Espiritual do Seminário Menor de Aracaju (onde ensinou Grego e Latim) e Assistente Eclesiástico dos Homens da Ação Católica e da Juventude Masculina Católica.

A Irmã Morais, escritora e historiadora, recorda em seu livro sobre a Província Eclesiástica de Aracaju que “o jovem padre Luciano Duarte tinha uma pregação assídua e fascinante, fez de sua palavra iluminada um agente catalisador da espiritualidade cristã semeada em todo o Estado de Sergipe, através da transmissão de suas prédicas pela Rádio Cultura. Inesquecíveis homilias da Igreja de São Salvador! As paredes daquele templo estarão sempre impregnadas do incenso de sua mística evangelizadora que, por 50 anos, reacendeu entre o altar e os corações de tantos que por ali passaram”.


Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000