top of page

Grande emoção na despedida de Dom Luciano Duarte rumo à Morada Eterna


Momentos de profunda emoção, pontuados com justas e merecidas homenagens, marcaram a despedida de Dom Luciano José Cabral Duarte, arcebispo emérito de Aracaju, que faleceu na terça-feira, 29, aos 93 anos de idade. Com todas as honras fúnebres, o sepultamento ocorreu na tarde de ontem, 30, na Igreja São Salvador (centro de Aracaju), sob o testemunho de expressivo número de clérigos e de fiéis.

Dentro da programação dos funerais, entre a noite de terça-feira e o início da tarde de quarta, foram celebradas seis missas na paróquia Jesus Ressuscitado, bairro Jardins. A última celebração, às 14h, foi presidida pelo arcebispo emérito, Dom José Palmeira Lessa, sucessor de Dom Luciano. Concelebraram o arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, além de Dom Giovanni Crippa (bispo de Estância), Dom Vitor Aguinaldo (bispo de Propriá), Dom Mário Rino Sivieri (bispo emérito de Propriá), e significativo número de sacerdotes.

Conduzido Dom João Costa e Dom Lessa, o cortejo até a Igreja São Salvador incluiu uma passagem diante da Catedral Metropolitana, que está em reforma, para um breve momento de oração. Dezenas de padres, religiosos, religiosas, seminaristas e centenas de fiéis acompanharam o traslado do corpo até o templo para qual Dom Luciano Cabral Duarte dedicou todo o seu ministério.

Familiares e amigos do arcebispo emérito, o governador Belivaldo Chagas, o prefeito Edvaldo Nogueira, o senador Antônio Carlos Valadares e diversas outras autoridades também acompanharam o sepultamento.

Uma das homenagens foi prestada pelo advogado, professor e escritor José Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras, instituição que tem Dom Luciano como membro desde 1971.

Fotos: Edmilson Brito e Carlos Barbosa

#DomLucianoDuarte #IgrejaSãoSalvador

bottom of page