Realizada em novo local, Solenidade de Corpus Christi tem número recorde de fiéis


A Festa de Corpus Christi, comemoração pública do maior mistério de nossa fé, ganhou, na Arquidiocese de Aracaju, uma dimensão à altura do seu merecimento. O Ginásio Constâncio Vieira teve todos os seus espaços preenchidos por uma significativa multidão de fiéis, na tarde desta quinta-feira, 31 de maio, para agradecer e louvar a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, fonte e centro de toda vida cristã. O evento unificou todas as paróquias da Arquidiocese.

Foi a primeira vez que essa solene celebração ocorreu no Constâncio. Além de um novo local, a outra novidade da programação deste ano foi o show eucarístico com os “Profetas que Cantam”, antes da Santa Missa. Os padres Genivaldo Garcia, Fernando Ávila, Eugênio Santos e Adeilson Carlos conduziram esse belo momento. O Santo Sacrifício do Altar foi presidido pelo arcebispo metropolitano, Dom João José Costa, e concelebrado pelo arcebispo emérito, Dom José Palmeira Lessa, e dezenas de sacerdotes.

Na homilia, Dom João refletiu sobre a extraordinária profundidade e riqueza da celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo: “A Eucaristia é a doação que Jesus Cristo faz de si mesmo, revelando-nos o amor infinito de Deus por cada ser humano (...) No sacramento do altar o Senhor vem ao encontro do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, fazendo-se seu companheiro de viagem. Nesse sacramento, Jesus torna-se alimento para os que estão famintos de verdade e de liberdade”.

Dom João reproduziu as palavras do Papa Francisco para fazer um gravíssimo alerta: “Se olharmos ao nosso redor, daremos conta de que existem tantas ofertas de alimentos que não vem do Senhor e que aparentemente satisfazem. Alguns se nutrem com o dinheiro, outros com o sucesso e com a vaidade, outros com o poder e com o orgulho. Mas a comida que nos alimenta verdadeiramente e que nos sacia é somente aquela que o Senhor nos dá (...) Quando nos alimentamos da mesa eucarística, nos tornamos mais divinos e, por essa razão, temos um grande compromisso: ser coerentes com a comunhão recebida, a comunhão que fizemos com Ele”.

Após a missa, o Santíssimo Sacramento foi conduzido por Dom João, em procissão, até a Praça Olímpio Campos, onde, diante da Sé Catedral, houve a bênção solene - momento presidido por Dom José Palmeira Lessa -, culminando assim a exitosa programação de Corpus Christi deste ano.

#FestadeCorpusChristi

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000