Formação de catequistas é primordial para o processo de Iniciação à Vida Cristã

A Arquidiocese de Aracaju possui atualmente 111 paróquias, distribuídas em 18 Foranias. A realidade da catequese nessas paróquias se configura desafiadora em relação ao processo de Iniciação à Vida Cristã, tendo em vista que um grande número de catequistas necessita, ainda, de formação específica sobre esse processo. Diante dessa realidade e em comunhão com as recomendações da Igreja, através de seus Documentos, em especial o DNC – Diretório Nacional de Catequese, sentiu-se a necessidade de implementar a formação dos catequistas, através de uma metodologia dinâmica, participativa e sobretudo, experiencial.
Como parte desse projeto formativo, que inclui a Escola Bíblico-Catequética Beato Paulo VI e várias outras atividades, optamos por realizar um encontro que desse ao catequista condições de, não só adquirir conteúdo teórico sobre o processo, mas vivenciá-lo, passando ,ele mesmo, por todo o itinerário passo a passo. Dessa forma nasceu em 2008, o Encontro de Catequese de Iniciação Cristã, o ECIC, como uma proposta de formação iniciática para catequistas das três dimensões da catequese da Arquidiocese de Aracaju.
O ECIC é realizado anualmente, em nível arquidiocesano, em um final de semana, no Convento São Francisco, em São Cristóvão-SE. O encontro tem início a partir da sexta-feira à noite, finalizando no domingo com o almoço. Participam cerca de 60 catequistas em cada ECIC.
Vale ressaltar, que o ECIC está inserido no processo de formação da Equipe São Paulo, base do Alerta.
Inspirada no RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos), a metodologia do ECIC segue o itinerário catecumenal, dividido em tempos e etapas (celebrações).
Através da metodologia do ECIC, os catequistas passam pelo processo de Iniciação, embora de forma condensada, mas não menos eficaz.
Ao longo desses 10 anos, a experiência do ECIC já pôde ser vivenciada, além da Arquidiocese de Aracaju, também em outras instâncias e Dioceses do Regional NE3:
Realizados:
Arquidiocese de Aracaju - 8 encontros;
Regional NE 3 – 1 encontro com 22 Dioceses;
SubRegião 3 – 1 encontro com 6 Dioceses;
Diocese de Jequié – 1 encontro;
Diocese de Vitória da Conquista – 1 encontro;
Diocese de Estância – 2 encontros;
Diocese de Palmares – 2 encontros.
Em abril de 2018, realizou-se o primeiro ECIC exclusivamente preparado para Sacerdotes. Atendendo a uma solicitação de Dom Giovanni Crippa, Bispo da Diocese de Estância, o ECIC foi realizado com a gratificante presença dos 42 Padres do Clero de Estância e também com o próprio Bispo Dom Giovanni.
Ressaltamos ainda que o ECIC também está além-fronteiras do Regional NE3, tendo em vista já termos realizado 2 encontros na Diocese de Palmares, em Pernambuco.
Em 2018, o ECIC será realizado nas Dioceses: Paulo Afonso, Ruy Barbosa, Estância, Aracaju e na Sub-Região 6 (com as Dioceses de Eunápolis, Itabuna, Ilhéus e Teixeira de Freitas), e ainda na Diocese de Palmares-PE.
A partir da participação dos catequistas no ECIC podemos observar como frutos:
Sensibilização em relação ao processo catecumenal;
Descoberta de uma catequese vivencial e litúrgica;
Consciência da unidade entre os três sacramentos;
Integração das três dimensões da catequese, através da nucleação da coordenação nas paróquias;
Introdução das celebrações, próprias e inspiradas, do catecumenato no processo catequético;
Consciência da necessidade de um planejamento efetivo da ação catequética na paróquia, que envolva as demais pastorais, agentes e a comunidade no processo;
Implantação, embora de modo ainda tímido, do processo iniciático nas paróquias;
Ainda se constituem como nossos principais desafios:
Mudança de paradigma na comunidade eclesial.
Adesão de catequistas, presbíteros e pastorais ao processo;
Grande rotatividade de catequistas nas paróquias;
Formação das Equipes de Iniciação à Vida Cristã nas Paróquias e (Arqui) Dioceses.
*Coordenadora da Dimensão Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Aracaju
Coordenadora da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional NE 3
