Dom João, em Brasília: Cristo nos impele a acolher o migrante e o refugiado que batem à nossa porta


Começa nesta terça-feira (12), em Brasília, o Seminário Internacional de Migrações e Refúgio, evento promovido pela Cáritas Brasileira, um organismo da CNBB presidido pelo arcebispo metropolitano de Aracaju. No início desta tarde, Dom João Costa participou de uma coletiva de imprensa, ao lado de alguns convidados para esse seminário, como o Cardeal Luis Antônio Tagle – arcebispo de Manila (Filipinas) e presidente da Cáritas Internacional – e Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasilia (DF) e secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Diante da gravíssima crise migratória, que vem assumindo proporções cada vez maiores, a atitude do povo brasileiro deve ser de acolhimento, observou Dom João. “A imagem do Cristo Redentor, de sempre de braço abertos, nos mostra a autêntica postura de um cristão quando um migrante necessitado bate à nossa porta”.

O arcebispo de Aracaju ressaltou que o esforço da Cáritas, no Brasil e no mundo, é no sentido de mobilizar as forças existentes na direção do que o papa Francisco afirma como ações necessárias na garantia dos direitos e da dignidade das pessoas em situação de migração e refúgio: acolher, proteger, promover e integrar.

O Seminário se prolonga até quinta-feira, 14, e reúne migrantes e refugiados que vivem no Brasil, representando cerca 50 países, além de agentes Cáritas, Igrejas Cristãs, denominações religiosas, agentes de pastoral, agências de cooperação e governos, num total de 200 pessoas.

#CáritasBrasileira

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000