Serviço de Animação Vocacional ganha expressivo apoio de vigários forâneos


A Arquidiocese de Aracaju está dando mais um passo significativo em seu esforço para fomentar as vocações sacerdotais e religiosas. Durante encontro realizado nesta quarta-feira, 27, na Cúria Metropolitana, o arcebispo metropolitano, Dom João Costa, convocou todos os vigários forâneos para se somarem ao Serviço de Animação Vocacional (SAV), criado com o propósito de despertar, acompanhar, rezar e auxiliar as vocações.

Além dos vigários forâneos, também estavam presentes os reitores dos dois seminários da Província Eclesiástica de Aracaju (Propedêutico e Maior), seminaristas, religiosos e representantes do Movimento Vocacional Serra.

Com esse precioso apoio, o Serviço de Animação Vocacional promoverá, a partir do segundo semestre, uma série de visitas e encontros de formação. Está prevista para o período de 27 a 29 de julho uma grande missão, envolvendo todos os seminaristas, nas 111 paróquias, para divulgar os objetivos e as atividades do SAV. No encontro desta quarta-feira, também foram apresentadas diversas sugestões no sentido de valorizar e amplificar esse novo serviço da arquidiocese.

O seminarista Danilo Gomes, um dos responsáveis pelas ações do SAV, esclarece que “esse serviço vocacional começa de forma mais ampla suscitando vocações para o reino e oferecendo as condições necessárias para seu amadurecimento e desenvolvimento. Somente num segundo momento é que se trabalha o discernimento para as vocações especificas”.

Um dos participantes do encontro convocado por Dom João foi a senhora Conceição Luduvice, administradora da Capela São Salvador, principal referência da arquidiocese no incentivo às vocações sacerdotais. Ela recordou o momento histórico em que, justamente nesse templo, o saudoso arcebispo Dom Luciano Duarte (1925-2018), inquietado diante da escassez de sacerdotes, compôs a conhecidíssima oração pelas vocações sacerdotais e religiosas. A arquidiocese de Aracaju, pela Providência Divina, continua colhendo frutos abundantes dessa oração, também disseminada pelos quatros cantos do Brasil.

Dom João Costa estabeleceu como grandes prioridades do seu governo pastoral a continuidade e a revitalização das iniciativas dos seus antecessores, para o incremento de novas vocações sacerdotais, religiosas e ainda dos ministérios leigos. “Com um comprometimento cada vez maior de todos, precisamos reinventar os meios que facilitem o desabrochar das vocações na nossa arquidiocese”, observou o arcebispo. O prelado foi enfático ao afirmar que “nenhuma comunidade paroquial pode prescindir da animação vocacional e do dever de organizar este serviço”.

#ServiçodeAnimaçãoVocacional #SAV

Arquidiocese 

aracaju

de

Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju

Praça Olímpio Campos, 228, Centro, Aracaju/SE - CEP: 49010-040

E-mail: comunicacao@arquidiocesedearacaju.org / Telefone: (79) 3216-3000